Comunicação nos Hospitais Públicos
Por Roberta Massa | 17.03.2013 | 2 comentáriosDepois de escrever alguns artigos sobre a Saúde Privada no Brasil, estou desenvolvendo um trabalho onde tenho a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos na gestão pública.
Apesar de toda dificuldade que o sistema enfrenta, devido à escassez de todo tipo de recurso, confesso que esta sendo muito desafiador desvendar todos os processos.
Minha jornada em um hospital público de referência me proporcionará acompanhar de perto o dia a dia de diversas áreas do hospital. Vou fazer o possível para conseguir dividir esse aprendizado com vocês, mesmo que o tempo para passar por aqui esteja ficando cada vez mais escasso.
Para iniciar irei escrever um pouco sobre o setor de comunicação e assessoria de imprensa. Vamos conversar sobre a importância e o seu papel no ambiente interno e externo do hospital.
O setor de comunicação em um Hospital Público atua de acordo com as necessidades de cada instituição, mas podemos afirmar que ele é responsável pelas seguintes ações:
Endomarketing;
Assessoria de imprensa;
Publicidade / propaganda;
Eventos e feiras hospitalares;
Ações institucionais;
Relações públicas.
O endomarketink é realizado através da elaboração de revistas e jornais, além da comunicação através de quadro de avisos, e-mail e intranet.
O setor mantém a identidade visual da instituição, realiza ações articuladas ao planejamento estratégico da diretoria, preservando sempre a marca que a instituição carrega.
No ambiente interno a comunicação trabalha em parceria com a área de recursos humanos, atuando na elaboração e divulgação de campanhas de incentivo ao colaborador, visando à motivação e a melhoria contínua através da divulgação de treinamentos.
A área pública hospitalar não possui uma legislação especifica com relação à padronização de fachadas, placas e banners, porém é necessário confeccionar todos os projetos com base nos manuais de identidade visual da própria instituição (que administra o hospital) e do Governo do Estado.
Um Hospital Público de referência de atendimento recebe grande cobrança por parte dos órgãos públicos como: a Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado.
Por este motivo o setor de comunicação tem grande preocupação com a imagem da instituição, suas ações são voltadas para a segurança do paciente e na prevenção de crises futuras que possam prejudicar a imagem do hospital.
O relacionamento com os veículos de comunicação é realizado através da elaboração de Releases, notas, textos e artigos, sempre destacando as demandas institucionais dos serviços oferecidos na instituição, lembrando que todas as informações devem possuir o aval da Secretaria de Saúde.
A relação com os clientes externos merece especial atenção, pois qualquer falha em alguma parte do processo poderá prejudicar a imagem da instituição, uma vez que a informação será disseminada rapidamente entre os veículos de comunicação.
É importante ressaltar a importância da confidencialidade e a segurança das informações por meio de treinamentos específicos com os funcionários, isso reduz o risco de problemas futuros relacionados ao vazamento de informações confidenciais.
Durante minha jornada estou cada vez mais aprendendo que o desafio na saúde pública do Brasil é enorme, entretanto, com trabalho qualificado e um bom planejamento se pode fazer muito mais.
Até a próxima.