Carreiras

PUC-Rio e CBA especialização para profissionais de saúde

Por Roberta Massa | 03.03.2015 | Sem comentários

Curso tem como foco promover a qualidade do atendimento e a segurança do paciente

 Melhorar a qualidade do cuidado em saúde e a segurança do paciente, a partir da gestão eficiente. Esse é o objetivo da parceria que acaba de ser firmada entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O convênio vai oferecer um curso de especialização voltado aos profissionais que trabalham em instituições de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, administradores hospitalares e profissionais de Hotelaria.

 A especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação foi criada com base na metodologia internacional de acreditação da Joint Commission International (JCI), representada com exclusividade no Brasil pelo CBA. Mais importante agência da qualidade em saúde do mundo, a JCI é responsável pela acreditação de quase 730 instituições de saúde em mais de 100 países em diversos continentes.

 “O CBA já tem a expertise de trabalhar com os mais importantes hospitais do país na área de acreditação. Esse curso irá capacitar profissionais para atuar na gestão e na promoção da qualidade e segurança do cuidado da saúde das pessoas”, salienta José Carvalho de Noronha, assessor de Relações Internacionais do CBA e coordenador do curso de pós-graduação.

 Também coordenador da especialização, o decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, o professor Hilton Koch, acredita que a nova especialização dará uma contribuição efetiva para a melhoria da saúde prestada a população atendida em instituições públicas ou privadas. “A mídia noticia diariamente problemas de saúde em todo o país. Hoje, são poucas as instituições de saúde com qualificação atestada por uma organização acreditadora. Promover um curso com padrão elevado, como este, irá ajudar a formar profissionais imbuídos da cultura de qualidade e que poderão sair do curso em condições de implantar mudanças e melhorias na saúde para a população brasileira”, argumenta.

As inscrições para a especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, que terá 464 horas/aulas, podem ser feitas no site da PUC-Rio (www.ccbs.puc-rio.br) ou no site do CBA (www.cbacred.org.br), até o dia 20 de março.

Para outras informações sobre o curso, ligue para (21)3299-8202 ou 3299-8243.

Compartilhe!