Educacional

CBA e Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizam parceria para MBA.

Por Roberta Massa | 11.08.2015 | 1 comentário

CBA e a Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz celebram parceria para MBA, em São Paulo.

Estão abertas as inscrições para o MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação. Pela primeira vez, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante da Joint Commission International (JCI) no Brasil, está oferecendo um curso de especialização em São Paulo, em parceria com e a Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A aula inaugural está programada para a segunda quinzena de agosto.

“Estamos apostando muito nesta parceria. Existe um grande entrosamento acadêmico entre o CBA e a FECS”, celebra Rosângela Boigues, coordenadora de Ensino do CBA.

Voltado para a capacitação de gestores e profissionais de instituições de saúde, públicas e privadas, o MBA enfatiza o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade em saúde. “Os profissionais serão preparados para desenvolver a capacidade gerencial e competitiva de suas instituições, através da racionalização dos métodos e práticas de gestão com excelência”, adianta Rosângela. ?Para isso, entre as disciplinas programadas estão: Gestão e planejamento em saúde, Gestão de custos nas instituições de saúde, Gerenciamento da informação, Indicadores de desempenho baseados no programa de Acreditação Internacional e Gerenciamento do ambiente em instituições de saúde – FMS.

Rosângela Boigues salienta ainda que o diferencial está na qualificação dos professores. “São profissionais com grande experiência na área de qualidade e saúde e gestão de acreditação, alguns com experiências internacionais, como é o caso do Dr. José Carvalho de Noronha”, salienta Rosângela, que divide a coordenação do MBA com a Profa. Dra. Letícia Faria Serpa.

Dr. José Noronha tem uma robusta carreira na área de saúde e hoje atua como médico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde coordena a iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro Brasil Saúde Amanhã; consultor do PROQUALIS, Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado em Saúde e Segurança do Paciente; membro do Accreditation Committee da JCI; e membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). Além dele, destacam-se no quadro de docente, a própria coordenadora de educação multiprofissional do Instituto de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Letícia Serpa, que é doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), membro do conselho editorial da Revista Estima – publicação oficial da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) e revisora ad hoc da Revista Applied Nursing Research; a coordenadora de Educação do CBA, Nancy Yamauchi, enfermeira graduada e especialista em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem da USP e co-autora de capítulos de livros sobre qualidade, segurança do paciente e prevenção de  infecção; e o médico anestesiologista Roberto Manara, consultor em educação do CBA para metodologia de acreditação JCI. Mestre em Anestesiologia pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina, Manara tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente em qualidade em anestesia, anestesia pediátrica, anestesia venosa total, anestesia por infusão alvo controlada, doppler transesofágico, cateter de Swan Ganz, política de qualidade hospitalar e acreditação hospitalar.

Para saber mais informações sobre o MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação acesse:

http://cbacred.org.br/ensino/mba.asp ou http://www.fecs.org.br/Lists/Cursos/DispCursos.aspx?ID=35.

 

Compartilhe!