Qualidade

Fator de qualidade: Mudanças com a nova resolução da ANS

Por Roberta Massa | 22.12.2015 | Sem comentários

Um dos assuntos mais comentados entre os gestores na área da Saúde tem sido a nova resolução normativa da ANS, nº 391 de 2015, que considera fatores de qualidade para quantificar o valor do repasse financeiro entre as operadoras e instituições de saúde, como hospitais, laboratórios e clínicas médicas.

Pensar na qualidade e gerenciamento de riscos em saúde, agora possui um relevante impacto financeiro, que certamente estimulará um avanço na busca por melhores práticas, acreditação e técnicas de gestão nos processos hospitalares, laboratoriais e clínicos.

O selo de Certificação será um diferencial financeiro, e para alcançar esta excelência em que todos devem trabalhar rumo à Qualidade, será essencial a integração entre os colaboradores. Certamente observaremos a alta gestão mais engajada no acompanhamento dos trabalhos da Qualidade de suas Instituições.

Essa resolução tira da zona de conforto os gestores/administradores que (ainda) não optaram por um modelo de gestão voltado para a Qualidade, seja por falta de entendimento dos benefícios desta prática, seja por falta de priorização, a urgência para aplicar este tipo de trabalho aumentou.

Esperamos que essa “recompensa” motive todas as Instituições de Saúde a estabelecer um método confiável de qualidade e assim passem a conhecer as outras vantagens que a prática voltada a qualidade pode trazer.

O benefício será para todos da área de saúde, pacientes receberão melhores e mais confiáveis tratamentos, profissionais da saúde irão expor-se menos a risco e atuar em alta performance, as instituições irão receber um repasse financeiro maior, as operadoras e seguradoras certamente terão impactos positivos em sua margem a longo prazo, esta resolução que afeta a toda cadeia de trabalho na área da saúde é muito positiva, e todos devem ganhar!

Bruna Malagoli Martino – Consultora em Gerenciamento de Riscos – Zênite Assessoria e Consultoria

Compartilhe!