Tecnologia

Hospital de Clínicas Unicamp otimiza setor de imagem

Por Roberta Massa | 28.01.2016 | Sem comentários

Para reduzir custos e tempo antes utilizados para revelação e impressão de exames de imagem em filme, o Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas adotou o sistema PACS Aurora (Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), desenvolvido pela Pixeon.

O sistema foi adquirido com o objetivo de otimizar a gestão do fluxo de imagem e atender a necessidade da qualidade de imagem do hospital após a compra de novos equipamentos.

A instituição é responsável por mais de mil atendimentos ambulatoriais e de emergência por dia, possui 44 especialidades, cinco serviços de diagnóstico e realiza uma média de 40 cirurgias diárias nos 15 municípios que atende.

Em um hospital desta amplitude, que atualmente treina e ensina em torno de mil alunos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia, 442 residentes e 500 pós graduandos, se faz necessário ter um software completo, amigável e de fácil integração para a otimização da gestão de imagens.

O HC-Unicamp passou a utilizar a solução da Pixeon em 2009 procurando reduzir ao máximo o uso de filmes dentro do hospital e a otimização em toda a cadeia de gestão das imagens, desde a armazenagem dos exames até a entrega ao paciente, passando inclusive por toda a distribuição dentro do hospital.

Com auxílio do  PACS Aurora, o HC, a partir de 2013, iniciou o processo de se tornar filmless, atingindo este objetivo em janeiro de 2014.

Em 2009 foi instalado um tomógrafo de 64 canais no HC-Unicamp, nesse momento havia necessidade urgente de buscar uma solução de PACS para abrigar as imagens do novo equipamento e dos outros existentes, foi quando conhecemos a Pixeon”, explica Edson Kitaka, diretor de TI do hospital. “Conseguimos uma redução importante de custos com a diminuição do tempo de realização dos exames, eliminação da impressão das imagem em filme, eliminação das áreas e equipamentos de revelação com posterior reaproveitamento desses espaços para outras atividades da área de imaginologia”, completa o executivo.

Com a implementação da solução, que reestruturou toda a cadeia de gestão das imagens médicas, o HC-Unicamp fez treinamento detalhado de sua equipe para que todos estivessem totalmente capacitados e inteirados das funcionalidades da solução.

Além disso, a Pixeon ouviu a equipe de radiologia do HC para ajustar o sistema à realidade do hospital, que é de alta complexidade, para trazer os resultados esperados. “O fator crucial para o sucesso da implantação, foi a disposição da direção da Pixeon e do seu corpo técnico em trabalhar junto com nossas equipes para vencer cada desafio que aparecia. A palavra chave é parceria.

Para o sucesso do projeto e para a superação das dificuldades a parceria entre as equipes é fundamental até hoje”, salienta Kitaka.

Fonte: Pixeon-28.01.2016

Compartilhe!