Tecnologia

Agendamento online: saiba os benefícios

Por Roberta Massa | 29.02.2016 | Sem comentários

No dia a dia, todo ganho de eficiência em um consultório ou clínica é bem-vindo. Seja para comodidade do médico e sua equipe, como para os pacientes, a tecnologia pode ajudar a transformar certas práticas que tomam tempo em conveniências que vão trazer um diferencial ao seu atendimento.

Um sistema de agendamento online de consultas ou exames é uma das facilidades que aprimora a rotina para todos os envolvidos no processo.

Além de facilitar na organização, um sistema de marcação online otimiza o tempo, melhora o atendimento e interfere positivamente na produção do estabelecimento.

A forma é basicamente a seguinte: o paciente ganha praticidade e agilidade, o médico reduz os custos e aumenta a rentabilidade e a secretária ganha produtividade e facilidade.

O sistema funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que permite ao paciente agendar no melhor horário conforme sua disponibilidade.

Além disso, reduz o tempo (e o custo) gasto com telefonemas para as confirmações e avisos.

Em tempos de popularização de equipamentos eletrônicos, como os smartphones e os notebooks, isso se configura em ótima facilidade para se oferecer ao paciente.

Com o sistema de agendamento pelo telefone, as pessoas ficam a mercê da capacidade de trabalho da secretária, que tem que atender todas as chamadas, encaixar os pacientes nos horários vagos e ainda recepcionar os pacientes que aguardam atendimento.

Sem estar atrelada a essa função, a equipe de atendimento passa a trabalhar sempre com o objetivo de resolver os problemas e as dúvidas de seus clientes.

Em consultórios isso implica em recepcionar os pacientes e atender a necessidades que se apresentam nos instantes pré e pós-consultas.

Outra vantagem do agendamento online é a função de lembretes de consulta. Dias antes, a ferramenta dispara aviso via e-mail ou via SMS no celular para que o paciente se recorde da data. Isso diminui substancialmente o absenteísmo nos consultórios.

Além disso, com a agenda online fica fácil ter controle total dos horários, afinal o médico consegue, a qualquer momento e de qualquer aparelho eletrônico, conferir e planejar seus compromissos.

Existe ainda a possibilidade de integrar todo o sistema de gestão do consultório médico. Isso significa que do agendamento ao faturamento, o paciente poderá ser acompanhado pelo mesmo sistema

Fonte: MV-Sistemas – 29.02.2016

Compartilhe!