Educacional

CRF-PA Lança 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas

Por Roberta Massa | 03.03.2016 | Sem comentários

O 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas foi lançado em solenidade realizada no dia 29 de fevereiro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado em um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Belém (PA): a Estação das Docas do Pará.

Na mesma solenidade foi lançado oficialmente o curso a distância “Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados”, que será ministrado gratuitamente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio de uma plataforma digital (leia mais aqui). O congresso ocorrerá de 23 a 25 de novembro, no Hotel Sagres, na capital paraense.

A solenidade foi aberta pelos farmacêuticos Eduardo Arruda, membro da Comissão de Educação do CRF-PA, e José Ricardo Vieira, tesoureiro do conselho, que serão respectivamente coordenador geral e coordenador da Comissão Científica do congresso.

Eles fizeram uma apresentação sistemática dos objetivos do congresso, eixos temáticos e breve síntese da programação já confirmada para o evento. Serão 60 palestrantes, 48 conferências, 3 conferências magnas e 8 minicursos. O presidente do CRF-PA e do congresso, Daniel Jackson Pinheiro Costa, discursou em seguida ressaltando a satisfação de ver Belém sediar dois dos mais importantes eventos da Farmácia durante este ano.

“Esse é um momento especial para nós, que dividimos nessa mesma solenidade, os lançamentos do 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas e do curso EaD do CFF”, disse ele, pedindo aplausos ao presidente do conselho, o paraense Walter da Silva Jorge João, pela sua atuação profícua em favor da profissão.

Daniel Jackson Pinheiro Costa lembrou que há dez anos era realizado em Belém o 1º Congresso Pan-Amazônico. “Será que a Farmácia mudou nesses últimos dez anos? Sim! A nossa profissão experimentou um crescimento espetacular. Saímos de um processo tecnicista e caminhamos a passos largos em direção do cuidado ao paciente”, destacou, ressaltando como fator determinante desse movimento a aprovação da Lei nº 13.021/14, construída em conjunto com diferentes segmentos, entre os quais o comércio farmacêutico.

Para o presidente do CRF/PA, trazer o 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas para Belém é uma felicidade. “Era um antigo anseio e todos nós estamos empenhados em fazer diferente, ao promover o congresso mais democrático da história da profissão farmacêutica em todo o país. Estamos distribuindo formulários físicos, online, enfim, possibilitando aos farmacêuticos de todo o Brasil a oportunidade de participar, junto conosco, desse capítulo fantástico da história de nossa profissão”, afirmou. “Obrigado a todos que estão participando conosco dessa jornada que começa hoje já sendo fruto de muito trabalho.”

Após o lançamento do curso EaD, com as falas do presidente do CFF, da assessora da Presidência do conselho, Josélia Frade, e do consultor ad hoc Cassyano Correr, este permaneceu no palco para proferir palestra abordando o eixo central do Congresso – “Cuidados Farmacêuticos: Direito da Sociedade, Dever do Farmacêutico”. Cassyano Correr falou sobre amor à profissão, sobre a importância dos serviços farmacêuticos, sobre as transformações no mercado de trabalho e sobre os novos desafios para os profissionais.

As inscrições ao 6º Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas estarão abertas a partir de 1º de abril.

O evento será realizado pelo CRF-PA e co-realizado pela Associação dos Farmacêuticos do Pará (AFEPA), Sindicato dos Farmacêuticos do Pará (SINFAR/PA) e Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Fonte: Conselho Federal de Farmácia-03.03.2016

Compartilhe!