Tecnologia

Solução Motion LIS permite controle total da operação da Genoa Biotecnologia

Por Roberta Massa | 27.04.2016 | Sem comentários

Por 34 anos, a Genoa Biotecnologia atuou como Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular no Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Para isso, sempre seguiu as diretrizes do hospital, utilizando, inclusive, o sistema adotado por ele. Ao expandir suas atividades, atendendo outros clientes, a equipe da Genoa percebeu a necessidade de buscar um sistema robusto e que pudesse ser customizado para os mais de 450 exames de genética molecular oferecidos. O Motion LIS, distribuído pela Inovapar Soluções e desenvolvido pela Touch Health, foi a solução escolhida.

A Dra. Kátia R. M. Leite, Diretora Científica e Presidente do Conselho Técnico Cientifico da Genoa, atua como patologista sênior do laboratório de Patologia do Hospital Sírio Libanês e já havia acompanhado uma apresentação do Motion LIS no Hospital. Interessada nos diferenciais da solução, convidou a Inovapar e a Touch Health para uma nova apresentação, dessa vez na Genoa. Desde 2014, o Motion LIS é utilizado na Genoa e permite, atualmente, um controle total da operação, incluindo os módulos de Faturamento, Business Intelligence (BI) e Portal de publicação de laudos e imagens.

“A equipe do Motion fez uma coisa espetacular que foi nos ouvir, entender o que a gente precisava, e ir adaptando, customizando a ferramenta pro nosso laboratório. Além disso, eles nos prestaram consultoria, porque tinham experiência em outros laboratórios e nos deram ideias sobre a melhor forma de fazer – isso também foi fantástico”, declara o Dr. Luiz Heraldo Câmara Lopes, Presidente da Genoa Biotecnologia.

Segundo o Dr. Câmara Lopes, a equipe do Motion LIS continua auxiliando o laboratório, principalmente na parte de BI, com os relatórios extraídos do sistema. Certificados pelo CAP – College of American Pathologists, o Genoa precisa de um sistema que provê os indicadores necessários para as diversas exigências do órgão certificador, e o Motion LIS disponibiliza esses indicadores. O BI também é utilizado pela equipe Comercial do Genoa, que acompanha os resultados dos clientes, verificando em qual deles pode ser necessário uma visita.

Além dos relatórios, outro desafio para a equipe do Motion foi a configuração das máscaras para os laudos de exames de genética molecular, que são de alta complexidade. Para os exames de Biologia Molecular e de Anatomia Patológica, que exigem preparos longos, foi desenvolvido o Monitor de Preparo de Amostras, algo específico que os sistemas voltados para Análises Clínicas não costumam disponibilizar. Pelo monitor, é possível acompanhar quando a amostra chegou, em que etapa está e, se ainda não foi processada, ela não é liberada no sistema para laudar.

A Dra. Kátia Leite, que atualmente também é Chefe do Laboratório de Investigação Médica do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, é referência em análise de Câncer de Próstata e recebe amostras do Brasil todo, precisando de um sistema que facilite seu trabalho na hora de laudar. “Alguns exames de Anatomia Patológica tem muitas variáveis diferentes e a equipe do Motion conseguiu preparar o sistema para facilitar nosso trabalho. Para imuno-histoquímica, por exemplo, prepararam a tabela de anticorpos, isto facilita muito na hora de laudar, e ainda é possível acrescentar mais informações necessárias. No caso das biópsias de próstata, que é a minha especialidade, é possível incluir imagens no laudo de forma bem simples”, informa.

Na Genoa, todas as amostras são identificadas com código de barras, evitando erros de digitação. Alguns resultados foram padronizados, como para as amostras de Fish, que requerem apenas um resultado positivo ou negativo, e outras possuem campos tanto com possibilidade de frases padronizadas quanto para texto livre. “Quando precisamos de novas adaptações, pedimos e a equipe do Motion nos atende prontamente”, diz a Dra. Kátia Leite.

A rastreabilidade do sistema é muito elogiada pela especialista, pois se forem necessárias alterações no laudo emitido, é possível corrigir e todas as alterações ficam registradas no sistema, o que é bom para processos de auditoria. Outra facilidade que a médica destaca é que os grandes usuários da Genoa recebem uma senha e têm acesso aos laudos de seus pacientes online, via Motion.

Fonte: LabNetWork-27.04.2016

Compartilhe!