Gestão

Hospital Santa Paula oferece orientação financeira para os colaboradores

Por Roberta Massa | 12.05.2016 | Sem comentários

Projeto auxilia os funcionários a organizar as finanças e fazer bons investimentos. Procura por orientação financeira cresceu em 30% na instituição

Contas vencidas, nome protestado e conta corrente negativada tira o sono de muitas pessoas. Para as empresas, colaborador endividado atua com menos foco, aumenta a propensão a doenças como depressão e compromete a produtividade.

Para ajudar os funcionários a organizarem as finanças, desde 2008 o Hospital Santa Paula possui o programa ‘Educação Financeira Hospital Santa Paula’. Liderado pela gerente financeira Paula Gallo, a atividade orienta os colaboradores a controlar o orçamento, elaborar um planejamento financeiro e eliminar gastos desnecessários.

“Todo dinheiro gasto conscientemente volta multiplicado. Pequenas mudanças em nosso dia a dia podem trazer grandes economias”, conta Paula, que devido à crise que assola o País intensificou a divulgação do projeto com a criação de uma cartilha e a organização de palestras sobre Gestão de Finanças Pessoais, ministradas por especialistas do Banco Central do Brasil. A ação surtiu efeito e a procura dos colaboradores por orientação financeira cresceu em 30% na instituição.

Com base no salário e a renda familiar, os funcionários discutem, em reuniões particulares, as suas despesas fixas (que não podem ser evitadas), variáveis (que podem ser eliminadas ou reduzidas) e descartáveis (que podem ser cortadas, mesmo que temporariamente) para elaborar uma planilha de custos e traçar um plano de ação.

Eles recebem dicas para controlar o orçamento pessoal, consumir de maneira consciente, comparar preços, taxas de juros e usar com sabedoria as linhas de crédito como limite do cheque especial, empréstimos e cartão de crédito. Além de ajudar a sair do vermelho, o projeto auxilia o empregado a organizar o projeto de vida com sugestões de aplicações para poupar, investir e até a prevenir futuros endividamentos.

A orientação fez diferença na vida de uma colaboradora que viu o sonho em adquirir um apartamento na planta virar pesadelo no período da entrega das chaves ao perceber que os valores das prestações iriam dobrar devido aos custos das taxas e documentações. Em conversas com a equipe de orientação financeira foi aconselhada a fazer o distrato com a construtora, receber os 75% do valor investido e adquirir outro imóvel. “Devolver o apartamento foi um choque, mas evitei uma dívida enorme. Com o dinheiro do distrato e o uso de outros investimentos adquiri uma casa grande, pagando prestações que não comprometem o meu orçamento”, explica a colaboradora, que há 16 anos trabalha no Hospital Santa Paula.

Confira abaixo quatro dicas da gerente financeira do Hospital Santa Paula para manter o controle financeiro:

1) Planejamento: coloque na ponta do lápis o quanto você ganha e quando você gasta.

2) Economia: a independência financeira não vem sem economias, tenha em mente uma reserva mensal.

3) Guardar: após alguns meses economizando dinheiro, separe uma quantia de segurança que cubra qualquer imprevisto entre 6 e 12 meses.

4) Investimentos: depois de ter a reserva de segurança, é hora de investir. Pesquise diferentes tipos de investimento, analise os riscos e multiplique o seu dinheiro.

Sobre o Hospital Santa Paula?

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. O HSP ocupa uma área de 15 mil m², possui 200 leitos, 09 salas de cirurgia e 50 leitos dedicados à terapia intensiva: 32 na UTI Geral, 9 na UTI Cardiológica e 9 na UTI Neurológica. O Centro Cirúrgico HSP possui 09 salas de cirurgia e 10 leitos para recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 7.500 procedimentos cirúrgicos, 12 mil internações e atende no Pronto Atendimento cerca de 100 mil pacientes. O hospital emprega mais de 1.200 colaboradores e possui um corpo clínico aberto com 1.500 médicos. O HSP é acreditado ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC.

Endereço: Av. Santo Amaro, 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

Para mais informações acesse:?www.santapaula.com.br

Fonte: Hospital Santa Paula – 12.05.2016

Compartilhe!