Saúde

Hospital Municipal Albert Schweitzer ganha nova emergência

Por Roberta Massa | 14.07.2016 | Sem comentários

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta quinta-feira, dia 14 de julho, a nova Emergência do Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste.

O setor passou por obras de reforma e reformulação total e, a partir de agora, conta com alas exclusivas para o atendimento de emergências para adultos, crianças e gestantes.

O hospital também ganha um novo espaço de Acolhimento da Família, com acesso climatizado e humanizado para receber os visitantes na unidade, que já oferece visita aberta para os pacientes internados, diariamente das 8h às 20h. A nova emergência vai beneficiar mais de 15 mil pessoas por mês.

“Esses investimentos são superimportantes e trazem qualidade e dignidade de atendimento para os moradores da região. O atendimento antes não estava sendo feito por aqui, estava todo concentrado em um único local. Nós retomamos o projeto original para dar melhor fluxo à entrada dos pacientes”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciando para o dia 28 a entrega da área de trauma, que também está passando por obras.

Na ala pediátrica da emergência do HMAS foram construídos três consultórios (um para classificação de risco e dois para o atendimento médico), área de medicação/procedimentos pediátricos, com sete poltronas, área de internação de curta permanência com seis leitos, área de espera exclusiva, equipamentos específicos para atendimento pediátrico – como monitores e material de ventilação – além de espaço todo climatizado e decorado com motivos infantis. A unidade realiza, em média, 3,5 mil atendimentos pediátricos de emergência por mês.

Já no espaço dedicado à emergência para adultos, todo climatizado, foram construídos seis consultórios (um para classificação de risco, dois para clínica médica, um para cirurgia geral e dois para ortopedia), área de área para medicação/procedimentos com sete poltronas, sala para realização de eletrocardiograma, de curativos e área de espera exclusiva para os mais de 10 mil adultos que buscam assistência médica de emergência na unidade por mês.

Na nova ala exclusiva da obstetrícia, também climatizada, as gestantes contarão com três consultórios (um para classificação de risco e dois para clínica obstétrica), salas de ultrassonografia e de cardiotocografia, área de internação de curta permanência com cinco leitos, área de medicação/procedimentos obstétricos com cinco poltronas e de espera exclusiva, além de ambientação e identidade visual do Cegonha Carioca, oferecendo um ambiente humanizado e  acolhedor às mais de 2 mil pacientes que são atendidas no hospital.

Desde a municipalização, em janeiro, já foram investidos R$ 29,4 milhões em melhorias de estrutura e novos equipamentos no Hospital Albert Schweitzer, com reforma e climatização das enfermarias, reforma da Emergência, da cozinha e do refeitório, da central de esterilização, além da demolição e retirada do entulho do prédio do antigo Hospital Olivério Kraemer, ao lado da unidade.

O HMAS também ganhou novos equipamentos e mobiliário, como central de esterilização, raio-x digital, monitores cardíacos, poltronas de acompanhantes, 200 kits de enfermaria (cama, armário e mesa), mesas cirúrgicas e focos cirúrgicos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde-14.07.2016

Compartilhe!