Qualidade

ONA será colaboradora da ANS no programa Qualiss

Por Roberta Massa | 26.07.2016 | Sem comentários

Objetivo é desenvolver indicadores para medir e controlar a qualidade da prestação de serviços na saúde suplementar

Além de ter sua acreditação reconhecida, a ONA (www.ona.org.br) foi convidada pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar para ser colaboradora do Qualiss – Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde.

O objetivo é desenvolver um programa de indicadores para medir, coletivamente e por prestador, a qualidade dos serviços de saúde suplementar.

Para o projeto, a ONA tem como parceira de tecnologia a 2iM Inteligência Médica (www.2im.com.br), empresa reconhecida pela ANS como entidade gestora de outros programas para o Qualiss. A previsão é que os critérios para o cálculo dos indicadores se tornem públicos a partir de outubro, quando o programa deve ser homologado pela ANS.

As instituições de saúde poderão aderir ao programa de indicadores de forma voluntária e gratuita, independente da acreditação.

Os dados serão encaminhados à ANS pela ONA.

O Qualiss é um programa que promove a qualificação dos prestadores de serviços de saúde e contribui para melhoria da assistência no país.

Para mais informações sobre o Qualiss, visite o site da ANS.

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 17 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país.

Seus manuais são específicos para nove diferentes tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.

A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Fonte: Misasi Comunicação-26.07.2016.

Baixe agora: ebook planejamento estratégico em saúde

Compartilhe!