Tecnologia

Com crise, softwares de gestão se tornam estratégicos para clínicas

Por Roberta Massa | 09.08.2016 | Sem comentários

Soluções integradas na nuvem permitem maior eficiência operacional e controle de custos, além de redução de impostos

Preço do aluguel, no show de pacientes, alta carga tributária, rateamento de custos fixos: as variáveis que precisam ser observadas na gestão de uma clínica vão muito além da agenda do médico.

Para unir todos esses pontos e ganhar eficiência, é cada vez maior o número de organizações que apostam na tecnologia. Softwares de gestão integrada, na nuvem, têm se tornado aliados para médicos e gestores.

“Como aconteceu em outros setores, em um futuro próximo será impossível pensar na gestão de clínicas sem tecnologia”, explica Lucas Lacerda, fundador da Vitta (www.vittagestao.com.br), empresa de soluções para a gestão em saúde.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde,baixe agora.

A companhia conta hoje com mais de 1.000 clientes em todo o país. “Vemos uma procura grande por nossos softwares de gestão, especialmente no mercado competitivo de clínicas populares. Por causa do baixo preço dos procedimentos, elas precisam de uma gestão extremamente eficiente.”

Um desses exemplos é a clínica popular PartMed, no interior de São Paulo, que utiliza a solução da Vitta. Para reduzir a taxa de no show e tempo de ligações telefônicas, a clínica passou a confirmar a consulta automaticamente via e-mail e SMS.

Em seis meses de uso do software, a taxa de não comparecimento diminuiu 9,45%, mesmo com a redução média de duas horas por dia no trabalho para confirmação de consulta.

O software da Vitta também integra prontuários eletrônicos, receituários digitais personalizados, histórico clínico e exames arquivados. Com as informações acessíveis de forma organizada, houve uma redução média de 7 minutos no tempo de espera para consulta.

“A evolução do quadro clínico também é feita de forma mais segura, já que o médico conta com todo o registro atualizado”, explica Bruno Semenzato, que faz parte do Conselho Administrativo da PartMed.

Responsável pela gestão de uma clínica popular com 26 médicos, na capital paulista, Victor Fiss destaca a importância da tecnologia para uma gestão financeira eficiente. “No sistema, é possível analisar a produtividade da clínica, com despesas, receita e contas a pagar. É algo que faz muita diferença no dia a dia”, explica. Ele também destaca como diferencial a integração entre sistema financeiro e a máquina de cartões Vitta Pagamentos (www.vittapagamentos.com.br), que faz automaticamente o split em contas. A divisão automática entre médicos e clínica elimina a bitributação, diminuindo em até 12% o custo com impostos.

Sobre a Vitta

A Vitta é uma empresa de tecnologia voltada para o setor de saúde. Oferece soluções all in one para gestão eficiente de clínicas, incluindo desde o agendamento online até a geração de relatórios gerenciais. As ferramentas são oferecidas por assinaturas.

O armazenamento dos dados é feito na nuvem, sem necessidade de servidores físicos nas clínicas, o que reduz seu custo e aumenta a segurança. Todo o sistema é criptografado e com backups diários, e é possível também acessar os dados remotamente, em casa ou no celular.

Entre os produtos da empresa estão a máquina de cartões Vitta Pagamentos, que faz split automático de valores entre clínicas e médicos, além de permitir o cadastro de mais de uma conta bancária para recebimento.

Em 2016, a Vitta foi selecionada dentre mais de 400 empresas para participar do Programa Promessas Endeavor, feito em parceria com o banco de investimentos JP Morgan.

Fonte: MISASI-09.08.2016

Compartilhe!