Qualidade

Hospital Santa Izabel na Bahia comemora 123 anos

Por Roberta Massa | 12.08.2016 | Sem comentários

Referência no cuidar de pessoas que necessitam de atendimento médico-hospitalar na Bahia, o Hospital Santa Izabel comemora, no mês de agosto, 123 anos de fundação no bairro de Nazaré.

Para marcar o transcurso da data, foi celebrada uma missa na Capela da do Hospital, com a presença do provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, diretores e colaboradores da unidade, além de pacientes e acompanhantes.

Primeiro hospital da Bahia, o Santa Izabel é sucedâneo do Hospital da Caridade, que foi instalado em 1549 pela Coroa Portuguesa em uma construção de taipa na Praça da Sé. Hoje, é centro de referência nacional em saúde, reconhecido pela eficiência do atendimento em 39 especialidades médicas.

Com 549 leitos e mais de 4 mil colaboradores, oferece serviços de alta complexidade e apoio diagnóstico e terapêutico.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, destaca que nesta longa e gloriosa trajetória, construída por uma equipe multidisciplinar reconhecida pela competência e dedicação, o Santa Izabel contribui com o desenvolvimento da Saúde na Bahia e no Brasil.

“A ampliação e fortalecimento das ações estratégicas que a Santa Casa da Bahia vem realizando de forma estruturada no Santa Izabel vão manter a nossa instituição na vanguarda da assistência à saúde, contribuindo decisivamente com a qualidade de vida de nossos pacientes”, assegura o provedor.

Roberto Sá Menezes afirma ainda que nos últimos anos, o Santa Izabel passou por mudanças expressivas, aperfeiçoou e implantou processos de gestão, reduziu custos, alcançou resultados e definiu seu planejamento com a contribuição da Fundação Dom Cabral, renomada Escola de Negócios, que vem trabalhando de forma conjunta para criar soluções que resultem na evolução dos negócios e no crescimento sustentado.

Excelência – No primeiro semestre desse ano, o Santa Izabel conquistou a certificação de “Acreditado com Excelência – Nível 3”. Com essa conquista, passou a integrar um seleto grupo de hospitais de todo o país com serviços de excelência no atendimento à população. No Brasil, menos de 2% das unidades de saúde possuem essa certificação máxima.

A metodologia foi a da Organização Nacional de Acreditação (ONA) que, dentre outros aspectos, prioriza a segurança do paciente o gerenciamento de risco e da rotina e os indicadores de qualidade e de desempenho. O Santa Izabel mantém a tradição de hospital-escola e destaca-se nas áreas de cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde), oncologia, ortopedia, neurologia, pediatria, atuando com excelência também em outras especialidades médicas.

Fonte: ANAHP-12.08.2016

Compartilhe!