Saúde

Serviço de Patologia Clínica do HC-UFTM investe em automação

Por Roberta Massa | 12.08.2016 | Sem comentários

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio de seu Serviço de Patologia Clínica, iniciou o mês de agosto com uma novidade relativa aos prazos para entrega de cópias dos exames de rotina ambulatoriais aos pacientes.

Devido à reorganização da rotina de trabalho, o intervalo anteriormente observado para entrega dos laudos, dez dias sequenciais, foi reduzido para 48 horas após a coleta do material biológico.

“A redução foi possível devido a investimentos em automação de equipamentos de grande complexidade, sistemas de informatização adequados à demanda do serviço e apoio financeiro do setor de compras e licitações do Hospital de Clínicas”, comenta a chefe da Unidade de Patologia Clínica e Anatomia Patológica, Marina Casteli Rodrigues Monteiro.

Segundo Monteiro, todos os recursos disponíveis de sistemas como o Esmeralda e o Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários – AGHU – têm sido explorados, com o objetivo de gerar maior segurança e evitar desperdício de tempo, impressões internas e serviços de secretaria que exigiam muitos recursos humanos.

“Com essas medidas, as consultas de urgência e os retornos podem ser antecipados, gerando benefícios aos pacientes e agilidade ao serviço médico em geral”, avalia.

Fonte: LabNetWork-12.08.2016.

Dica de leitura: ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora.

Compartilhe!