Saúde

Governo firma acordo com Dinamarca no setor de saúde

Por Roberta Massa | 09.12.2016 | Sem comentários

Nesta quinta-feira (8), os ministério da Saúde do Brasil e da Dinamarca assinaram um acordo de cooperação para aprimorar o sistema de informação brasileiro no setor da saúde.

Uma das medidas previstas é a unificação de dados para melhoria dos atendimentos.

“Brasil e Dinamarca compartilham desafios semelhantes na melhoria da gestão da saúde, buscando mais qualidade de serviços com os mesmos recursos.

Para superar desafios, estamos reestruturando e fortalecendo a área de dados nacionais de saúde.

Os objetivos dessa cooperação são a melhoria da saúde da população, a melhoria da experiência dos pacientes nos atendimentos e a redução do custo per capita dos serviços de saúde”, esclareceu o ministro Ricardo Barros.

Acordo

O acordo prevê cooperação em três áreas complementares de trabalho: o aperfeiçoamento dos dados de saúde e a unificação dos cadastros nacionais de saúde.

O aprimoramento do sistema de classificação de pacientes no Sistema Único de Saúde pela metodologia de Grupo de Diagnóstico Relacionado (DRG); e a melhoria da gestão e padronização de terminologias médicas.

Um dos desafios em comum entre o Brasil e a Dinamarca é a divisão das informações de saúde, divididas entre União, estados e municípios, o que dificulta a utilização dos dados de maneira eficiente.

A fim de aperfeiçoar o uso do banco de dados, a Dinamarca implementou o “Programa de Dados de Saúde”, que consiste no processo de unificação de todos os cadastros nacionais de saúde num único sistema.

A ideia é que o modelo de programa também seja desenvolvido no Brasil, visando aprimorar os serviços por meio da melhoria na utilização dos dados.

Cronograma

O início das atividades de implantação desses novos projetos de saúde pública no País está previsto para janeiro de 2017, com missões de profissionais e técnicos dinamarqueses a diversas cidades brasileiras.

Fonte: ANAHP- 09/12/2016.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu conteúdo.

 

Compartilhe!