Educacional

Odontologia para pacientes oncológicos é tema de curso realizado pelo Sírio Libanês

Por Roberta Massa | 01.03.2017 | Sem comentários

Odontologia para pacientes oncológicos é tema de curso realizado pelo Hospital Sírio Libanês. As inovações e últimas diretrizes para o correto tratamento serão apresentadas por renomados especialistas.

Com ampla atuação na área de Oncologia, desde o diagnóstico do câncer de boca até o acompanhamento dos pacientes durante o tratamento dos vários tipos de tumores, a Odontologia previne e cuida das complicações bucais também no período de reabilitação protética oral e maxilofacial dos indivíduos acometidos pela doença.

Diante dessa abrangência, é importante que os profissionais estejam atualizados sobre os diferenciais do tratamento desse tipo de paciente.

Nesse sentido, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) está com inscrições abertas para o III Curso Continuado de Odontologia para Pacientes Oncológicos, que tem início no dia 12 de maio.

Destinado a odontologistas e acadêmicos do último ano de Odontologia, o curso capacita e atualiza para o tratamento odontológico dos pacientes oncológicos, por meio de aulas teóricas, abrangendo conteúdos multiprofissionais.

De acordo com seu coordenador, o Prof. Dr. Eduardo Fregnani, que também coordena o Serviço de Medicina Bucal-Odontologia do Hospital Sírio-Libanês, o cirurgião-dentista precisa ter conhecimento e estar atualizado com as diretrizes e bases do tratamento oncológico.

“Sem os conhecimentos necessários não consegue diagnosticar e tratar adequadamente as complicações e efeitos colaterais da radioterapia ou quimioterapia em cavidade oral, além de não perceber as alterações que devem ser feitas dentro dos procedimentos usuais da clínica odontológica”, afirma.

Por essas exigências de capacitação, o curso irá abordar as últimas inovações relevantes e aplicáveis em saúde odontológica.

Além de temas atuais com renomados especialistas, atuantes e envolvidos com a temática.

Fregnani explica que o tratamento odontológico em pacientes oncológicos é diferenciado por vários aspectos.

Ele cita, como exemplo, a imunossupressão causada pelos quimioterápicos, que pode modificar ou impedir procedimentos corriqueiros na clínica odontológica ou, ainda, os desafios restauradores e cirúrgicos em pacientes pós-radioterapia em cabeça e pescoço.

São algumas questões que exigem dos profissionais planejamento e grande conhecimento para evitar a ocorrência de complicações graves e de tratamentos difíceis.

O curso também irá apresentar a contribuição da tecnologia para a odontologia no tratamento de pacientes oncológicos.

O coordenador menciona a tecnologia laser, que vem mostrando resultados importantes na prevenção e tratamento da mucosite oral químio ou radioinduzida, um dos efeitos colaterais mais indesejados dos pacientes oncológicos.

“Os equipamentos laser de baixa potência nos espectros vermelho e infravermelho atuam em níveis celulares, promovendo bioestimulação e efeitos antiinflamatórios e analgésicos”, destaca.

III Curso Continuado de Odontologia para Pacientes Oncológicos
Inscrições: Até 07/05/2017
Local do curso e maiores informações acesse: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Fonte: Hospital Sírio Libanês – 01.03.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.eBook Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!