Carreiras

PUC e CBA estão com inscrições abertas para especialização em qualidade e segurança do cuidado em saúde

Por Roberta Massa | 31.03.2017 | Sem comentários

Melhorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes e aprimorar ações assistenciais e gerenciais desenvolvidas nos hospitais e demais serviços de saúde.

Esses são alguns dos objetivos da especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, oferecido pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a profissionais graduados da área da saúde.

Um dos diferenciais do curso são as visitas técnicas em instituições de saúde acreditadas para mostrar aos discentes a prática do que é abordado em sala.

Além disso, as aulas teóricas são ministradas por docentes com experiência em hospitais acreditados no Brasil e no exterior.

Participante da primeira turma do curso, Milena Santiago, coordenadora de andar da internação do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), afirma que a especialização a ajudou a entender a importância dos processos assistenciais empregados na instituição, acreditada desde 2006 pela Joint Commission International (JCI), da qual o CBA é parceiro associado no Brasil.

Ela aponta ainda outros aspectos positivos: “O curso me proporcionou aprender com instrutores altamente qualificados, com vasta experiência no mercado, e trocar experiências com outros profissionais de saúde.”

Kyara Ligia, enfermeira e integrante da coordenação de gerenciamento de leitos do INTO, aponta a estrutura disciplinar e o conteúdo da especialização como positivos.

“As abordagens sobre gestão de custos hospitalares, indicadores de desempenho, comunicação e empreendedorismo também são bastante relevantes para o dia a dia das instituições de saúde”, diz ela se referindo as disciplinas Gestão e Planejamento em Saúde, Prevenção e Controle de Infecções e Gerenciamento e Usos de Medicamentos.

Kyara ficou satisfeita com o investimento que fez na carreira: “procurei o curso visando à melhoria da assistência oferecida aos pacientes, pois trabalho em um hospital acreditado pela JCI, dessa forma precisamos melhorar a cada dia, buscando a qualidade e expertise.”

A especialização Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação é coordenada pelos médicos José Carvalho de Noronha (coordenador da iniciativa de Prospecção Estratégica do Sistema de Saúde Brasileiro “Brasil Saúde Amanhã”, da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz, consultor do PROQUALIS, Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidados em Saúde e Segurança do Paciente e assessor de Relações Internacionais do CBA) e do decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC-Rio, professor Hilton Koch.

As inscrições para o curso, cujo as aulas começam no dia 4 de maio, já estão abertas e podem ser feitas até 24 de abril.

Outras informações em www.cbacred.org.br ou pelos telefones (21) 3299-8200 ou 3299-8243.

Fonte: SB Comunicação-31.03.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!