Carreiras

Prêmio de oncologia do Icesp tem as inscrições abertas

Por Roberta Massa | 10.04.2017 | Sem comentários

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) está com as inscrições abertas até o dia 15 de maio para a oitava edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), uma iniciativa em parceria com o Grupo Folha.

A láurea, que leva o nome do então publisher da Folha, busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.

O prêmio será concedido a três categorias –pesquisa, inovação tecnológica e personalidade de destaque em oncologia– e contempla trabalhos originais publicados em revistas científicas entre 2016 e 2017. Cada escolhido receberá R$ 16 mil e um certificado.

Em 2016, na categoria pesquisa, venceu um estudo que revelou que proteínas da saliva podem indicar a evolução do câncer de boca, o que traz a expectativa de que o fluido possa ser utilizado na prática clínica para ajudar na decisão do tratamento.

Na categoria inovação tecnológica, ganhou um estudo do Instituto Butantan que mostrou que uma proteína da glândula salivar do carrapato-estrela (Amblyoma cajennense) teve ação antitumoral em testes in vitro.

Aristides Pereira Maltez Filho, presidente da Liga Baiana contra o Câncer, em Salvador, foi o premiado como personalidade em destaque.

“Temos visto um aumento no número de trabalhos inscritos, mas o mais importante é o aumento de qualidade observado, o que mostra a vitalidade da pesquisa oncológica”, afirma Paulo Hoff, diretor do Icesp. “A produção científica do país é muito respeitável. Ainda não atingiu o patamar que achamos que merece, mas evoluiu.

E a láurea premia e reconhece essa evolução, além de servir como estímulo aos cientistas.”

A escolha dos vencedores do prêmio é feita por uma comissão julgadora formada por cientistas e membros da sociedade ligados ao tema.

A premiação ocorrerá no dia 8 de agosto. Mais informações podem ser encontradas no site do prêmio.

Fonte: Folha de São Paulo-10.04.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!