Empreendedorismo

Hospital de Câncer de Barretos inaugura Instituto de Prevenção em Campinas

Por Roberta Massa | 20.07.2017 | Sem comentários

O Hospital de Câncer de Barretos inaugurou o Instituto de Prevenção em Campinas (SP).

O mais novo centro de rastreamento oncológico do interior de São Paulo está preparado para realizar exames preventivos de mama, colo do útero, pele, boca, intestino e pulmão.

A concretização desse projeto só foi possível, graças às verbas do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região e o apoio da Prefeitura de Campinas, com a cessão de uso do terreno.

Parte dos recursos obtidos em uma ação civil pública foram destinados para cinco projetos relacionados à pesquisa e atendimento de saúde.

O maior deles, orçado em R$ 69,9 milhões, foi para o Hospital de Câncer de Barretos.

Desse montante, R$ 34 milhões foram dispostos para a construção do Instituto de Prevenção em Campinas e de cinco unidades móveis.

“Hoje foi um dia muito importante para a sociedade, mas também para os trabalhadores de Paulínia.

O MPT foi incumbido de uma responsabilidade muito grande: a tarefa de direcionar tantos recursos públicos para instituições que trabalhassem com excelência e verdade.

Tivemos muito cuidado nessa escolha, pois estamos aqui por causa da morte de dezenas de trabalhadores.

Lean Six Sigma

A proposta do Hospital foi um projeto ousado que nos tocou por sua honestidade.

Por isso, nós depositamos muita esperança nele e estamos muito felizes com os resultados”, ressaltou o Procurador do Ministério Público do Trabalho de Campinas, Ronaldo José de Lira.

De acordo com o presidente do HCB, Henrique Prata, com a parceria junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a cidade de Campinas ganha um avançado centro de diagnóstico e prevenção da doença.

“O Instituto permitirá às mulheres de Campinas se prevenirem os tipos mais comuns de câncer, como o de mama.

É uma oportunidade ímpar poder disseminar a excelência do atendimento de Barretos para Campinas. Agradeço muito.

Estamos oferecendo a chance de cura e um tratamento digno e humanizado”, destacou.

Estrutura

Com capacidade para atender 300 mulheres por dia, o instituto conta com:

– Recepções e Salas de treinamento e de videoconferência;
– Sala com mamógrafo de última geração;
– Sala de biópsia com mesa de estereotaxia, que permitirá a realização de exame com mais qualidade e conforto para a paciente;
– Salas com aparelhos de ultrassom para exames e biópsias de mama;
– Salas de coleta de Papanicolau;
– Consultórios médicos;
– Centro cirúrgico com duas salas.

Segundo o diretor médico das unidades de prevenção, Dr. Raphael Haikel Júnior, com essa nova estrutura será possível dar um posso muito importante na luta contra o câncer, proporcionando um maior índice de diagnóstico precoce à população dessa região, garantindo que mais pessoas tenham, posteriormente, acesso a um tratamento de qualidade na área oncológica.

“Dentro de 30 dias, vão começar os trabalhos.

Antes disso, os novos colaboradores serão treinados em Barretos para que possam acompanhar e absorver a filosofia de humanização do nosso Hospital”, afirmou.

Unidades Móveis

Além do Instituto de Prevenção de Campinas, a parceria contempla ainda cinco unidades móveis (carretas), sendo quatro adaptadas e equipadas para o diagnóstico e realização de exames de colo do útero, pele e pulmão; e uma para a educação.

A carreta educativa será direcionada para as escolas no intuito de despertar nos jovens o interesse por hábitos saudáveis, qualidade de vida e para o diagnóstico precoce e os cuidados na prevenção ao câncer. “Há dois anos, temos pesquisado os fatores de risco ligados ao câncer com muita dedicação.

E esse trabalho árduo de pesquisa é essencial para podermos levar uma experiência única para as crianças e adolescentes.

Eles viverão uma aventura, viajarão pelo corpo humano de uma maneira impactante e inesquecível. Através dessas interações lúdicas, conseguiremos passar a mensagem de prevenção de uma maneira simples, dinâmica e atrativa”, esclareceu o diretor executivo do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCB, Dr. José Humberto Fregnani.

Para o médico, a expectativa é de que essa experiência leve a conscientização e a transformação às crianças, fazendo com que elas compartilhem essas informações tão importantes em seus meios de convívio.

Fonte: Hospital do Câncer de Barretos – 20.07.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!