Qualidade

Hospital de Curitiba renova selo que atesta segurança ao paciente

Por Roberta Massa | 01.09.2017 | Sem comentários

As unidades do Hospital VITA, localizadas em Curitiba – na Linha Verde Norte e no Batel, acabam de receber a renovação do selo de participação no Programa Brasileiro de Segurança do Paciente.

Trata-se de uma comunidade formada por 180 instituições de saúde que têm como objetivo assumir o papel de multiplicadores das boas práticas e da cultura da segurança, além de melhorar os cuidados de saúde.

O programa é reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a entidade gestora é o IQG – Instituto Qualisa de Gestão (Health Services Accreditation).

O instituto coordena a iniciativa junto com organizações mundiais como o Institute for Healthcare Improvement (IHI), Canadian Patient Safety Institute (CPSI), Patient Safety Crosswalk, Accreditation Canadá e visa desenvolver o tema segurança do paciente nas organizações de saúde e sociedade.

A comunidade de líderes tem o compromisso de mudar a forma de prestar cuidados de saúde.

As instituições multiplicadoras visam criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente, trocar indicadores e apoiar tecnicamente os outros hospitais participantes.

Hospital segurança paciente

“Cada multiplicador torna-se referência de outras cinco instituições integrantes, criando um verdadeiro mini-network dentro da rede global do PBSP, concedendo ao programa uma estrutura piramidal e descentralizada”, explica a médica infectologista Marta Fragoso, coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial do Hospital VITA em Curitiba.

As duas unidades VITA de Curitiba, que são pioneiras no Paraná em integrar o grupo do PBSP, enviam dados de benchmarking em protocolos de segurança do paciente, participando de educação continuada em melhores práticas assistenciais, compartilhando experiências de sucesso com outras instituições.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel.

O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation).

A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o  VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP).

Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria.

Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.

Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

Fonte: Assessoria de Comunicação VITA – 01.09.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!