Qualidade

Projeto do Grupo Oncologia D’Or conquista premiação internacional

Por Roberta Massa | 26.10.2017 | Sem comentários

Reconhecimento foi concedido ao time multidisciplinar da unidade Neotórax

O núcleo focado em oncologia torácica do Grupo Oncologia D’Or, o Neotórax – Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica, conquistou um importante prêmio da Fundação IASLC – Associação internacional de Estudo do Câncer de Pulmão como o melhor time multidisciplinar no segmento da América Latina.

Trata-se de uma nova premiação que visa reconhecer a qualidade dos cuidados oncológicos e homenagear o trabalho conjunto de diversos profissionais responsáveis pelo atendimento ao paciente com câncer.

Diferentemente dos demais prêmios do setor, o da IASLC conta com a participação ativa dos pacientes.

Eles são encorajados a nomear uma equipe de atendimento multidisciplinar, a fim de mostrar a real importância da assistência oncológica integral que engloba uma gama de profissionais, como: médico oncologista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e farmacêutico.

Segundo o oncologista Carlos Gil Ferreira, diretor institucional da Oncologia D’Or e coordenador do Neotórax, o prêmio pretende reforçar a devida relevância que o cuidado multidisciplinar tem no combate ao câncer.

Lean Six Sigma

“Trata-se de uma peça-chave do tratamento. O cuidado precisa ir além do biológico, sendo necessário ampliar o olhar assistencial”, explica o especialista.

Tatiane Montella, oncologista clínica e também coordenadora do projeto ao lado do Dr. Carlos Gil, reforça que o Neotórax exerce exatamente este papel perante aos pacientes.

“Aqui, a pessoa que precisa passar por um atendimento oncológico não encontra somente o médico oncologista, e sim toda uma equipe preparada para um melhor cuidado ao paciente”, afirma.

Sobre o prêmio 

A premiação da Fundação IASLC – Associação internacional de Estudo do Câncer de Pulmão reconhece a qualidade do atendimento multidisciplinar ao paciente oncológico.

A proposta surgiu pelo Dr. Matt Holman e sua esposa Marilyn Holman, sobrevivente de um câncer de pulmão.

A ideia visa ter a percepção do próprio paciente sobre o seu tratamento, a fim de ampliar o olhar para a importância do cuidado integral.

O prêmio foi apresentado hoje, dia 16 de outubro, na cidade de Yokohama, no Japão.

A indicação

A história da premiação do projeto Neotórax cruza com a do engenheiro Paulo Eduardo Pires de Alvarenga Ribeiro, de 64 anos de idade.

Ele foi o responsável pela indicação da clínica ao prêmio da Fundação IASLC.

Tudo começou em 2009, quando foi diagnosticado com câncer de pulmão.

A notícia surpreendeu o engenheiro, já que nunca havia colocado um cigarro na boca.

Há mais deoito anos, ele convive com um tipo de câncer de pulmão de não-pequenas células com mutação no gene ALK, frequentemente observada em pacientes não fumantes.

Responsável pelo tratamento de Paulo, o oncologista Carlos Gil Ferreira explica que tal alteração produz uma proteína anormal que faz com que as células cresçam e se dissipem.

“Paulo Eduardo já passou por quatro linhas de quimioterapia e vai agora para a quinta linha de inibidores de tirosina quinase anti-ALK.

Paulo é a prova de que é possível conviver com a doença tendo uma sobrevida maior e com qualidade”, diz o especialista.

Neotórax – Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica

Acompanhando as evoluções no tratamento do câncer de pulmão, os centros oncológicos têm apostado cada vez mais em unidades especializadas e com assistência integral ao paciente oncológico.

É o caso do Neotórax – Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica, que oferece um atendimento específico no trato das neoplasias pulmonares com o uso de terapias complementares para o combate à doença.

Além de desenvolver pesquisas clínicas para o estudo de novos tratamentos.

O diferencial da unidade é o foco em uma linha de cuidado integral dos pacientes, voltada especificamente para câncer de pulmão.

A clínica também dispõe de terapias complementares, como é o caso da Yogaterapia, projeto que conta com o apoio do Instituto Hermógenes, com base no trabalho desenvolvido pelo professor José Hermógenes, criador do instituto e autor de mais de 30 livros publicados sobre o assunto.

As aulas são ministradas pelo professor Thiago Leão, neto de Hermógenes, e contam com exercícios respiratórios, visualizações, meditação e relaxamentos.

Serviço:

NEOTÓRAX – Núcleo de Excelência em Oncologia Torácica | Rua Siqueira Campos, 59 – 4º andar – Copacabana.

Fonte: HDPR Comunicação- 26.10.2017.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!