Tecnologia

Plataforma digital integra todos os dados de saúde dos pacientes

Por Roberta Massa | 13.11.2017 | Sem comentários

Parceria em projeto pioneiro racionaliza os gastos e otimiza o tratamento no setor suplementar. Associação Paulista de Medicina e ANS lançam piloto em café da manhá exclusivo para o mercado.

Com o objetivo de promover um cuidado totalmente integrado e com maior resolubilidade aos idosos – por meio do compartilhamento de dados entre todos os agentes e profissionais da Saúde.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), lançam com exclusividade ao mercado em 22 de novembro o piloto do projeto Idoso Bem Cuidado.

A partir de então um grupo seleto de empresas do setor suplementar começarão a acessar em plataforma digital todas as informações de saúde dos idosos em um sistema eletrônico.

A iniciativa tem como meta universalizar o acesso de profissionais em toda a rede privada, com segurança máxima e permissão do paciente, além de racionalizar processos e otimizar investimentos.

“Sabemos que o idoso consome muitos recursos da Saúde, com histórico médico em geral muito grande e que, geralmente, está fragmentado e desorganizado.

O paciente eventualmente passa por diversos especialistas, porém, muitas vezes, eles não conversam nem compartilham informações.

Em outros casos, o médico, por exemplo, precisa de uma informação específica de um exame que o idoso não levou para a consulta.

Ou seja, quando não se tem acesso aos dados, o prejudicado pode ser o próprio beneficiário, que não terá o tratamento completo, com a rapidez adequada”.

Explica o diretor de Tecnologia de Informação da APM, Antonio Carlos Endrigo.

No programa Idoso Bem Cuidado, coube à Associação Paulista de Medicina desenvolver a plataforma e o aplicativo com os dados de saúde do idoso.

Além de sensibilizar os médicos sobre a relevância/segurança de utilização do registro eletrônico de saúde a ser compartilhado.

Dinâmica

A ideia é que, no momento da consulta, o paciente receba um comunicado por celular via Aplicativo ou SMS pedindo autorização para que suas informações sejam compartilhadas com o médico ou outro profissional da saúde.

Se disser sim, automaticamente os dados resumidos de consultas anteriores, exames, etc, são visualizados pelo especialista.

O Idoso Bem Cuidado se baseia em projetos bem-sucedidos como o ‘Parto adequado’, implantado em 2015.

Uma iniciativa conjunta entre ANS, Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement.

Com apoio do Ministério da Saúde, que favoreceu a redução de cesarianas sem indicação clínica ou possíveis casos adversos.

Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Portal de Saúde do Cidadão, ambos do Sistema Único de Saúde, também serviram de inspiração.

O futuro almejado é integrar as plataformas de dados de saúde das áreas pública e privada, segundo o diretor de TI, e estender para outras áreas de atendimento, como a pediatria, oncologia, etc.

Fonte: Acontece Comunicação Estratégica – 13.11.2017.

Ebook Lean Six Sigma, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde

 

Compartilhe!