Ex-office boy fatura R$ 40 mi com franquia de clínicas
Por Roberta Massa | 12.03.2018 | Sem comentáriosFranquia Docctor Med atende 46 mil pessoas por mês em 14 Estados do Brasil.
Geilson Silveira começou cedo a trabalhar – aos 13 anos de idade, dois anos após a morte de seu pai, como office boy em uma empresa de engenharia.
O contato precoce com o mundo corporativo acabou incentivando seu espírito empreendedor.
Aos 17 anos, junto com dois amigos, fundou uma pequena gráfica.
Depois de um ano e meio, conseguiu vender o empreendimento por cinco vezes o investimento inicial.
Após isso, trabalhou com revenda de carros e promoção de eventos até criar, em 2005, sua clínica de estética, a qual abriu seus olhos para o setor de saúde.
Após ter analisado o segmento, decidiu abrir, em 2009, sua primeira clínica médica em Porto Alegre (RS), a Docctor Med, em conjunto com dois sócios.
Na época, o investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão.
Em 2012, a Docctor Med se tornou uma franquia, que em 2017 faturou R$ 40 milhões.
Nesse meio tempo, Silveira comprou a parte de seus sócios e se tornou o único dono da rede, que hoje possui 39 clínicas em 14 Estados do Brasil.
Oferecendo mais de 3.000 serviços médicos, de consultas a exames, para os mais de 46 mil pacientes que passam pela rede por mês.
O empresário lembra que, com a clínica em funcionamento, ficou evidente a necessidade de profissionalizar a gestão.
O primeiro passo nesse sentido foi ir em busca de mais qualificação. “Eu fiz curso de empreendedorismo no Sebrae e o de franchising avançado da Associação Brasileira de Franchising.”
Em apenas um semestre, a franquia da Docctor Med se expandiu para mais duas cidades: Campinas (SP) e Criciúma (SC).
“Quando nós abrimos em 2009, o público que nós atendíamos eram pessoas que tinham dificuldade de serem atendidas pelo SUS (em razão da grande procura pelo serviço público)”, afirma Silveira.
Hoje, no entanto, a situação é diferente. O público da Docctor Med é formado por aqueles com problemas com os planos de saúde das classes B,C e D.
Silveira diz que uma característica da Docctor Med é a agilidade para agendar as consultas e exames.
“Demora no máximo três dias entre o pedido e o atendimento em uma de nossas clínicas”, afirma.
“No plano de saúde, esse processo demora de 15 a 20 dias”,diz ele.
A marcação de consulta ou de exame pode ser feita tanto pelo site da empresa quanto em contato telefônico com um dos consultores.
O atendimento pode ser pago em dinheiro ou com cartão de crédito.
A Docctor Med é remunerada entre 30% a 50% do valor pago, pela consulta, dependendo do contrato que estabeleceu com o médico.
Já a franqueadora, recebe de cada clínica um valor correspondente a 4,5% do faturamento bruto por mês.
Além de médicos, a franquia também oferece os serviços de nutricionistas, dentistas e psicólogos. No total, são 1.700 servidores na rede.
O investimento inicial para uma clínica padrão da Docctor Med é de R$ 250 mil, sem contar o capital de giro.
Uma clínica mais compacta, exige uma aplicação de R$ 180 mil.
O retorno de investimento demora cerca de 18 a 36 meses.
O sucesso do modelo, diz Silveira, reside na flexibilidade que a rede tem com os médicos.
“Sempre negociamos a remuneração caso a caso”, afirma.
“O profissional da saúde pode ser remunerado por hora, por turno, por atendimento. Alguns até têm registro CLT.”
De acordo com ele, quem define o horário de trabalho nas franquias são os próprios médicos. “Não impomos carga horária”, afirma.
Cada profissional define quando trabalha com base em sua agenda.
Segundo o empreendedor, a marca oferece ainda outro atrativo.
“A hora médica Brasil a fora é de aproximadamente R$ 100”, diz. “Conosco, esse profissional ganha algo em torno de R$ 150”.
Hoje, são 2.300 profissionais em uma fila de espera para entrar na rede de clínicas.
Fonte: Estadão – 12.03.2018.