Finanças

Hospital Santa Cruz dribla a crise e ganha destaque devido a lucratividade

Por Roberta Massa | 27.03.2018 | Sem comentários

A recessão econômica gerou um impacto enorme para as empresas do ramo da saúde.  A dificuldade financeira e o desemprego atingiram em cheio, sobretudo, os planos de saúde e os hospitais privados.

Que viram sua carteira de clientes encolher drasticamente nos últimos cinco anos.

Abrir mão do serviço é uma das opções para reduzir as planilhas de custos das famílias e também das empresas.

No entanto, o Hospital Santa Cruz, em Curitiba, no Paraná, soube reverter o cenário desfavorável e manter a rentabilidade do negócio, mesmo no período de “vacas magras”.

A instituição – que alcançou lucro líquido de 6,03% em 2017 – figura entre as cinco melhores empresas de saúde da região Sul por rentabilidade.

Segundo levantamento da revista Amanhã em parceira com a PWC.

Embora baixa em relação a outros segmentos, a rentabilidade positiva demonstra a seriedade na gestão e o comprometimento com a performance do Santa Cruz.

O foco do hospital é o cuidado com o paciente. Ele é o protagonista de todo o processo de gestão implementado na instituição.

O desafio imposto pelo mercado foi superado por meio da adoção de um modelo baseado na qualidade assistencial e segurança na jornada do paciente.

O que vem garantindo a sustentabilidade econômica da instituição, de acordo com o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Claudio Lubascher.

“Oferecemos para nossos pacientes um cuidado muito mais amplo no que diz respeito à assistência hospitalar.

Nosso atendimento, além de qualidade, inclui segurança e humanização.

Quando falamos em gestão, estamos preocupados, de forma real, com tudo aquilo que as pessoas precisam receber quando chegam no hospital:

Agilidade, sinergia no atendimento, excelência no acolhimento da família e boa comunicação.

Todos esses fatores, somados, trazem mais tranquilidade para as pessoas durante a jornada hospitalar”, destaca Lubascher.

Ele explica que todos esses cuidados com os pacientes acabam resultando no bom desempenho financeiro. “Não se fabrica lucro.

Se há lucratividade é porque trabalhamos, com excelência, naquilo que acreditamos que é nossa essência: o cuidado com cada pessoa.

O hospital precisa ser uma entidade acima das crenças pessoais, que por si só preze pela excelência na assistência e boas práticas de qualidade.

Que vão além da administração, da logística, da informática e da área financeira. Uma das alternativas utilizadas é a adoção de uma governança assistencial.

Não podemos reduzir o número de enfermeiras da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou medicamentos.

Mas pensar em medidas para reduzir custos e desperdícios e otimizar a nossa capacidade produtiva, adotando processos para diminuir o tempo de permanência dos pacientes no hospital.

Para aumentar a rotatividade dos leitos. O melhor caminho para a rentabilidade é atender o paciente de forma correta.

Nossa obrigação é prezar pela eficácia dos processos, evitando custos desnecessários.

Interpretar o mercado

Outra estratégia para aumentar a rentabilidade é antever as mudanças mercadológicas.

Conforme Claudio Lubascher, o envelhecimento da população, por exemplo, interfere no modelo de gestão.

A geriatria e os cuidados paliativos, por exemplo, serão especialidades que tomarão outra relevância.

Desta forma, é preciso investir em um modelo de gestão mais assertivo, levando em conta o cenário atual, porém olhando para o futuro.

“Precisamos otimizar nossa estrutura pensando nesses pacientes.

O setor de oncologia, por exemplo, será um dos mais afetados.

Teremos diferentes perfis de pacientes, os mais críticos e os crônicos, e o tempo de permanência no hospital também tende a aumentar.

A gestão está ligada ao trabalho assistencial, que precisa ser moderno, de vanguarda”, afirma o diretor geral do hospital Santa Cruz.

Sobre o Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência.

O mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo a instituição acreditada em excelência por mais tempo no Paraná.

Fundado em 1966, é considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Atendimento e Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba.

Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico.

O Hospital Santa Cruz é referência no serviço de hotelaria hospitalar e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente.

Em 2017, inaugurou a Embaixada One Health, espaço exclusivo no sul do Brasil para atendimento do plano de saúde premium.

Fonte: Assessoria de Comunicação Excom – 27.03.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde

 

Compartilhe!