Inovação

Presidente do Einstein fala sobre os desafios da inovação à serviço da saúde

Por Roberta Massa | 29.03.2018 | Sem comentários

Historicamente, o conceito de inovação surgiu como elemento essencial ao desenvolvimento, numa realidade global de mercados commoditizados.

Surge então o processo de reinvenção contínua de negócios, produtos e serviços. Nasce a alavanca da criatividade para criar valor de novas maneiras.

Na área da saúde, a inovação reforça a ciência como base do processo de melhoria da qualidade de vida e longevidade dos pacientes, da produtividade das instituições e da perenidade dos negócios.

Tratamos aqui não somente da inovação em tecnologia diagnóstica e tratamento médico, mas também na área de gestão da saúde.

O conceito, portanto, vai além da capacidade criativa, necessitando de habilidades gerenciais para transformar boas ideias em boas práticas, com resultados satisfatórios em termos de melhorias e ganhos.

No Einstein, a inovação faz parte de nosso propósito, posicionando-nos como instituição capaz de criar valor superior aos clientes, colaboradores, parceiros e investidores.

Esse viés nos proporcionou em 2017 o reconhecimento como empresa mais inovadora do país na categoria Serviços Médicos do Anuário Valor Inovação Brasil.

Para zelar pela inovação, contamos no Einstein com uma diretoria composta por especialistas em propriedade intelectual, engenheiros, cientistas da computação, designers, pesquisadores e profissionais da saúde.

Sua estrutura é formada por três pilares principais: Centro de Inovação Tecnológica, Laboratório de Inovação e Incubadora de Startups Eretz Bio que, em conjunto, buscam formas mais sustentáveis de entregar cuidado de ponta ao paciente.

Centro de Inovação Tecnológica (CIT)

Com a missão de centralizar propostas de inovação de colaboradores e parceiros, o Centro de Inovação Tecnológica atua como consultor técnico em projetos de P&D nas áreas de propriedade intelectual, transferência e desenvolvimento tecnológico.

Incluindo prospecção, preparação de projetos, captação de recursos, pedidos de proteção e comercialização de tecnologia, evitando problemas com reproduções indevidas.

É credenciado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia para desenvolvimento de projetos com a grande indústria e tem entre seus diferenciais a utilização do conceito de Design Thinking pela solução de problemas de forma coletiva.

Um exemplo recente de trabalho do CIT é o desenvolvimento do Sensor de Garantia de Decúbito 30°, projeto em parceria com a POLI Junior de dispositivo acoplável à cama do paciente.

Que faz a leitura da inclinação do decúbito e emite um alerta sonoro quando a inclinação está fora da faixa de 30° a 45°.

Seu objetivo é reduzir o risco de pneumonia em pacientes em estado de ventilação mecânica.

O CIT realiza também, todos os anos, o Prêmio de Inovação destinado ao Colaborador.

Em reconhecimento aos funcionários que participam da concepção e desenvolvimento dos projetos mais inovadores do período.

Em quatro edições já realizadas, foram 110 colaboradores e 30 projetos reconhecidos.

Laboratório de Inovação

Já o Laboratório de Inovação é um espaço para aprendizado, prototipagem rápida, criação de novos produtos, tecnologias, serviços e modelos de negócios.

Desde 2014, mais de 20 soluções foram desenvolvidas a partir deste intenso trabalho do Laboratório, com aplicação de inteligência artificial, algoritmos e data science.

Entre os projetos, podemos destacar o Escala, uma plataforma completa de gestão e troca de plantões médicos para trazer agilidade, eficiência e informações mais precisas ao dia a dia de instituições de saúde.

Já são mais de 130 mil plantões gerenciados pela ferramenta, que está disponível para o mercado.

Outro case é o Teledermato, ferramenta que possibilita ao profissional tirar fotos de lesões dermatológicas para laudos digitais.

A partir de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, o Teledermato tem sido utilizado por três Unidades Coletoras na capital para reduzir as filas de espera na rede pública.

Superando os 46 mil pacientes cadastrados, mais de 25 mil exames realizados e 125 mil imagens recebidas.

O App Vacinas é um produto B2C voltado ao gerenciamento da caderneta de vacinação familiar, para agendamento de datas de imunização, alertas e informações sobre as vacinas necessárias para viajar, além de facilitar a localização de unidades Einstein e UBSs próximas.

Premiado entre os melhores Apps de saúde da Revista Veja em 2016, o Vacinas já tem mais de 55 mil downloads, sendo disponível para Android e iOS.

Incubadora de Startups Eretz.bio

Inaugurada em 2017, a Incubadora de Startups Eretz.bio é uma evolução do ambiente criado no Einstein destinado a modelos de negócios repetíveis e escaláveis, mas, sobretudo, inovadores.

Seu nome faz alusão às nossas origens da Terra de Israel – do hebraico Eretz Yisrael.

Essa referência à Terra Prometida é justamente a proposta de nossa incubadora, criada para abrigar, inspirar e apoiar empreendedores que acreditam na inovação para transformar a saúde.

Seu diferencial está justamente em oferecer um ‘ecossistema’ de ponta, marcado pela prática assistencial de 8 mil médicos e 15 mil colaboradores.

Além de espaço para criação conjunta, investimento, acesso à estrutura do Einstein e participação em palestras, workshops, mentorias, plantões de dúvida e encontros com empreendedores de sucesso.

Para nós como instituição, a parceria traz inúmeros benefícios, a começar dos projetos que absorvemos internamente e de algumas sociedades que estamos criando com startups.

Caso da Genomika – de acesso a testes de sequenciamento genético utilizando tecnologia de segunda geração; e Neoprospecta – pelo desenvolvimento de ferramentas para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Atualmente com 17 startups parceiras, a Eretz.bio consolida a interação do Einstein com mais de mil startups pelo Brasil, culminando na organização de encontros internacionais para coaching e validação científica, tecnológica e de negócios.

Com essa estrutura de Inovação, visamos prover um ambiente propício para que nossa instituição, seus parceiros e as novíssimas empresas de nossa incubadora cumpram seu papel de fazer a diferença na sociedade.

Acreditamos na inovação como resultado de um esforço de time.

Ninguém inova sozinho, razão pela qual seguimos juntos em busca de atribuir novas capacidades aos recursos disponíveis e democratizar a saúde, criando valor de novas maneiras, através de produtos, processos, serviços e negócios.

Fonte: Linkedin pessoal Sidney Klajner- Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – 29.03.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!