Qualidade

IBCC discute Segurança do Paciente em novo projeto

Por Roberta Massa | 25.05.2018 | Sem comentários

O IBCC iniciou encontros multidisciplinares para abordar de forma descontraída o tema “Segurança do Paciente”.

A importância do envolvimento de todos da instituição para ações de Segurança do Paciente é imprescindível.

Pois no Brasil, 1 a cada 10 pacientes internados sofrem eventos adversos de acordo com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP).

O que representa 1,7 milhões de pessoas por ano.

O projeto no IBCC chamado “Café com Segurança” reúne mensalmente 20 profissionais divididos entre as áreas assistencial, apoio e administrativo.

Com a finalidade de reforçar a importância da padronização de processos, abertura de notificações e conhecimento sobre o que envolve a segurança na assistência.

A gerente de serviços assistenciais, Gisele Melo, reforçou a importância dessa integração dos saberes com diferentes olhares.

“A melhoria da segurança do paciente exige um esforço de todo o sistema.

Uma análise robusta e identificação das causas raiz, tencionando a revisão dos processos e alinhamento à práticas seguras, essa gestão está atenta e quer ser acionada a qualquer momento”.

Explica a gerente que ainda enfatizou que os eventos adversos são a 3ª causa de morte no mundo e esse desafio a ser alcançado, é responsabilidade de todos nós.

“Segurança do paciente é um tema muito complexo.

Ninguém sai de casa com a intenção de errar, mas precisamos reforçar que erros são inerentes ao processo.

E quanto mais soubermos e falarmos sobre o tema teremos profissionais mais capacitados para lidar com as diversas situações que envolvem os pacientes.

Nossa intenção é a de minimizar as possibilidades de erro, fortalecer os processos.

A aprendizagem e proporcionar debates para aumentar a segurança dos nossos pacientes dentro da instituição”.

Destacou a Supervisora Administrativa do Núcleo Integrado de Qualidade, Estratégia e Segurança do Paciente do IBCC, Fernanda de Luca.

Notificação

A Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do IBCC, Cibele Barbosa, abordou a importância da notificação.

“Somente conseguimos mensurar possibilidades de não conformidades, situações de quase erro e eventos adversos com ou sem danos quando há notificações.

As notificações estão relacionadas a processos insatisfatórios que podem ser da assistência, representar falhas e outros aspectos e qualquer pessoa pode notificar um evento.

Quando criamos a cultura de notificar demonstramos preocupação com a melhora dos processos.

A notificação não tem nenhuma finalidade punitiva, mas de reconhecimento de fragilidades”, completou Cibele.

O IBCC busca, a cada dia, discutir abertamente o tema com seus profissionais em busca de uma assistência mais segura.

Quando há notificação, o gerenciamento de riscos atua em conjunto com os envolvidos no evento.

Para que seja elaborado um plano de ação pertinente visando a possibilidade de não ocorrência do evento.

Reunir profissionais de diferentes áreas é um importante passo para falar sobre a segurança de forma clara e objetiva, pois todos são importantes para um cuidado seguro.

Fonte: Assessoria de Comunicação IBCC – 25.05.2018.

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