Tecnologia

Hospital Santa Izabel-BA adota ferramenta para aprimorar o conhecimento dos médicos

Por Roberta Massa | 30.05.2018 | Sem comentários

A ferramenta permite aos internos do Hospital Santa Izabel-BA revisar a literatura, casos e patologias, mesmo que de alta complexidade.

E ainda acessar de forma imediata informações baseadas em evidências diretamente no ponto de cuidado ao paciente.

Contribuindo assim para maior eficácia no diagnóstico e no tratamento das mais de duas mil pessoas que são atendidas diariamente nas instalações do Santa Izabel.

Em um período de 12 meses, a base de informações do UpToDate foi acessada 23 mil vezes pelos médicos da instituição baiana

A Wolters Kluwer Health, líder mundial em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde.

Está presente no Hospital Santa Izabel, instituição de saúde que pertence à Santa Casa da Bahia.

A organização adotou o UpToDate®, recurso de suporte à decisão clínica.

Que é utilizando tanto como ferramenta para que médicos e residentes aprofundem o conhecimento.

Revejam casos e patologias, como fonte rápida de referência durante o atendimento aos pacientes, permitindo inclusive ajustes na conduta e prescrição de drogas.

Entre os resultados já obtidos destacam-se melhorias significativas na segurança.

Lean Six Sigma

E maior eficácia no diagnóstico e no tratamento das mais de duas mil pessoas que são atendidas diariamente nas instalações da tradicional instituição de saúde baiana.

Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel, hoje instalado no bairro de Nazaré, em Salvador (BA).

Caracteriza-se pela eficiência do atendimento nas mais diversas especialidades, serviços médicos de alta complexidade e apoio diagnóstico e terapêutico.

Resultado do investimento permanente na modernização de equipamentos e instalações, além da constante capacitação dos seus profissionais.

Destaca-se principalmente nas áreas de Cardiologia (reconhecido como centro de alta complexidade pelo Ministério da Saúde).

Oncologia, Ortopedia e Neurologia, atuando com qualidade também em diversas outras especialidades (39 no total).

São cerca de 525 leitos, 85 de UTIs e 13 salas, em uma área de 37 mil metros quadrados.

Onde são realizadas 15 mil cirurgias e 145 mil consultas e procedimentos ambulatoriais por ano.

De acordo com Dr. Gilson Soares Feitosa, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel.

O UpToDate está cada vez mais difundido entre os profissionais da instituição.

Que a utilizam tanto pela internet quanto off-line.

A base de informações baseada em evidências foi acessada 23 mil vezes pelos médicos do Santa Izabel num período de um ano, entre março de 2015 e março de 2016.

Todas as áreas da clínica médica, desde emergência, unidades de internação aberta (enfermaria e quartos) até as unidades de cuidados intensivos, fazem uso da solução.

No entanto, as especialidades que mais acessam o UpTodate são Infectologia, Farmacologia e Doenças Cardiovasculares.

“O crescimento do uso dessa ferramenta em nosso hospital, é um indicador importante da enorme valia desse sistema de apoio à decisão clínica.

Criado por médicos para médicos e que utiliza rigoroso processo editorial para sintetizar recentes informações médicas em recomendações confiáveis.

Essa ferramenta contribui mesmo nos casos considerados menos usuais”, enfatiza o diretor de Ensino e Pesquisa.

Para Vitor Maia Teles Ruffini, residente do segundo ano do programa de clínica médica e representante dos residentes do Hospital Santa Izabel.

Entre as principais vantagens do recurso estão a facilidade de utilização bem como a disponibilidade das pesquisas serem feitas em português.

“O UpToDate é uma excelente fonte de informação, especialmente durante o período de residência médica, em que o tempo que sobra para estudar e rever artigos é muito menor.

É uma maneira rápida de obter informação de qualidade e que devido à facilidade de podermos prontamente acessá-la quando necessário, melhora a qualidade do atendimento”, ressalta.

O Hospital Santa Izabel possui Acreditação com Excelência referente a três níveis: Segurança do Paciente, Gerenciamento de Risco e Rotina.

Lean Six Sigma

E os indicadores de Qualidade e de Desempenho, emitida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Entre os fatores que contribuíram para a obtenção do nível máximo obtido em nível nacional, a instituição ressalta os bons resultados obtidos com o UpToDate.

De acordo com Denise Basow, M.D., CEO da Unidade de Negócios de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer.

“O UpToDate é o principal recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências.

Confiado pelo mundo todo por profissionais de saúde para ajudá-los a tomar as decisões certas no local de atendimento.

Foi comprovado que ele muda a forma como os médicos praticam a medicina e é o único recurso associado com melhores resultados.

É de grande valia para prover informações atualizadas e apoiar o processo de especialização dos participantes dos seu programa de residência médica”.

Sobre a Wolters Kluwer

A Wolters Kluwer N.V. (AEX: WKL) é líder global em serviços de informação e soluções para profissionais nas áreas de saúde, fiscal e contábil, risco e compliance, finanças e jurídica.

Por meio de soluções especializadas, que combinam profundo conhecimento com serviços e tecnologia, ajudamos nossos clientes todos os dias a tomarem decisões críticas.

A Wolters Kluwer Health é líder mundial no fornecimento de soluções e informações para o momento de cuidados ao paciente para a indústria de saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Izabel Bahia – 30.05.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!