Qualidade

Hospital Leforte realiza fórum sobre Lean em São Paulo

Por Roberta Massa | 15.06.2018 | Sem comentários

Reduzir desperdícios e melhorar a qualidade e o valor entregue ao cliente. Esses princípios do modelo Lean, filosofia de gestão implantada inicialmente pela indústria automobilística.

Vêm sendo cada vez mais utilizados pelo setor da saúde no Brasil, com o objetivo de tonar os processos mais eficientes e seguros para o paciente e equipe de assistência.

O Hospital Leforte, por exemplo, conseguiu eliminar mais de 60 pontos de não conformidade em seu Pronto Socorro da Liberdade, em São Paulo.

Desde que implantou a metodologia Lean, há três anos.

Para isso, realizou mudanças em fluxos e processos internos, além de promover um alinhamento da comunicação entre todos os colaboradores envolvidos.

Para contar essa experiência e outros casos de sucesso no Brasil, a instituição, em parceria com a Homoniss Consulting, promoverá, no próximo dia 05 de julho.

O I Fórum Lean em Saúde. Voltado para gestores e diretores de hospitais, clínicas e operadoras de saúde.

Lean Six Sigma

O objetivo do evento é contribuir para que o modelo Lean seja cada vez mais empregados pelo setor.

“Todos os ajustes que promovemos dentro do nosso Pronto Socorro tiveram impacto muito positivo. Muitas vezes, essas mudanças são simples.

Conseguimos agilizar o atendimento, por exemplo, criando a função do auxiliar administrativo que acompanha o paciente deste a abertura da ficha e triagem até sua alta”.

Explica Marcelo Francisco Vieira Ramos, coordenador do Pronto Socorro do Leforte Liberdade.

O programa do I Fórum Lean em Saúde contará com 9 temas e participações de profissionais de outras instituições como:

A Associação Nacional dos Hospitais Privados (Anahp), Grupo São Francisco, Hominiss Consulting, Unimed São Carlos e Stasol.

“A área de saúde se expande a cada dia. O Fórum vai mostrar, na prática, como tornar esse crescimento possível tornando o serviço mais eficiente”.

Destaca Claudio Barban, gerente de Qualidade, Projetos e Processos do Grupo Leforte.

Instituição terá novo curso na área

Para o segundo semestre o Hospital Leforte, em parceria com a Hominiss Consulting, irá realizar o Yellow Belt em Lean Seis Sigma para a Saúde.

O curso irá mesclar teoria e prática, apresentando os principais elementos da metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve e Control).

Para condução de projetos, além das principais técnicas e ferramentas do Lean Healthcare.

A proposta é formar os chamados Yellow Belts, profissionais capazes de disseminar o conhecimento do Lean Seis Sigma.

Nas organizações nas quais atuam, promovendo as melhorias necessárias.

“Nosso propósito é compartilhar o conhecimento que adquirimos com a utilização desta filosofia em nossos hospitais.

Com as ferramentas utilizadas pela metodologia Lean Healthcare é possível enxergar de maneira muito clara o cenário atual.

Identificar falhas de processos e propor melhorias, que podem ser aplicadas e monitoradas para análise dos possíveis ganhos como redução de tempo de espera.

Redução de desperdícios, ganhos financeiros e a entrega de um serviço de qualidade ao cliente” , destaca Ana Paula Lopes de Melo Pimenta, coordenadora do Leforte Ensino e Cultura.

A programação completa e as informações para inscrição estão disponiveis no site do Leforte, através do link http://www.leforte.com.br/forum-lean-saude/.

Fonte: Hospital Leforte – 15.06.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!