Saúde

Hospital BP é uma das poucas instituições privadas aptas a receber o Helicóptero Águia

Por Roberta Massa | 06.08.2018 | Sem comentários

Apoio de aeronave faz total diferença no socorro às vítimas de traumas graves.

O preparo correto dos socorristas, aliado à segurança dos procedimentos e à agilidade na remoção de vítimas de acidentes graves.

Como atropelamentos ou quedas de grandes alturas. É fator decisivo na recuperação e, muitas vezes, na manutenção da vida dessas pessoas.

Isso é especialmente válido em cidades como São Paulo, na qual o resgate aeromédico é um grande diferencial quando o assunto é a valorização e manutenção da vida.

“Aqui no Hospital BP temos infraestrutura completa e equipe multiprofissional capacitada para dar toda a assistência necessária a vítimas com lesões graves.

Recebê-las via resgate aeromédico aumenta as chances de sobrevivência já que elas podem receber assistência especializada de forma ágil.

E isso pode ser decisivo numa situação de emergência”, comenta Diogo Garcia, cirurgião geral e coordenador do Núcleo de Trauma do Hospital BP.

O mais tradicional dos hospitais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Inaugurado em 2016, o núcleo é um dos poucos do País a contar com uma UTI dedicada exclusivamente ao atendimento emergencial de indivíduos politraumatizados.

Além de dispor de Centro Cirúrgico para procedimentos de emergência.

Por estar integrado aos demais serviços oferecidos pela BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Ele conta também com serviços de tomografia computadorizada (com laudos disponíveis em até 30 minutos), ressonância magnética, angiografia, procedimentos hemodinâmicos e de hemodiálise.

Lean Six Sigma

Equipe médica orienta o pouso

O helicóptero Águia da Polícia Militar é uma UTI aérea e faz parte de uma unidade de suporte avançado à vida da corporação.

Sendo acionado quando o resgate terrestre não reúne condições para transportar as vítimas em tempo hábil para hospitais de referência.

Por causa do porte da aeronave, o heliponto do hospital necessita atender alguns requisitos que garantam a segurança do pouso como, por exemplo, ter, no mínimo, 18 m².

Além disso, a equipe médica e de enfermagem devem ter recebido um treinamento especial para receber esse tipo de resgate, pois são eles que irão orientar o piloto sobre o pouso.

No caso dos clientes do Hospital BP, que só recebe clientes particulares e de convênio.

Esse trabalho de suporte ao resgate aéreo começa no momento em que os socorristas identificam que a vítima possui convênio médico.

Por meio de uma linha telefônica exclusiva, eles entram em contato com o Pronto-Socorro do Hospital BP.

E a partir desse contato, a equipe do hospital tem apenas três minutos para fazer a checagem de autorizações e liberar a vinda da vítima.

Imediatamente após a liberação, a equipe médica e multidisciplinar se posiciona no heliponto do hospital e inicia o procedimento de aproximação de aeronave.

Lean Six Sigma

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um.

Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa.

A BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista.

Onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo

BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium;

BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares;

BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas;

BP Vital, uma rede de clínicas e consultórios de diversas especialidades médicas que atua de forma integrada com os demais serviços da BP; e pela

BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação.

Residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Fonte: Assessoria de Comunicação BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo – 06.08.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

 

Compartilhe!