Qualidade

Aposta em novo conceito alavanca indicadores de UBS em São José

Por Roberta Massa | 11.09.2018 | Sem comentários

UBS Resolve melhora atendimento básico na rede municipal e garante a aprovação de 95% dos pacientes da cidade.

Ambiente limpo, pintado em cores suaves e atendimento rápido. O paciente, ao sair da consulta, agenda o exame laboratorial para ser feito no próprio local.

O diagnóstico fica pronto antes do retorno ao médico. Todo esse procedimento é acompanhado de perto pelo gerente da unidade, que fica na sala ao lado da recepção.

Engana-se quem imagina que esse conceito é desenvolvido apenas na rede privada de saúde.

Em São José dos Campos, a fórmula tem alavancado os indicadores da rede pública.

O programa UBS Resolve, iniciado em janeiro de 2017, já proporciona essa experiência a pacientes das unidades onde já foi implantado.

“A saúde melhorou bastante, principalmente por permitir que se faça tudo perto de casa.

Fiz a consulta, marquei exame e fui chamado imediatamente, já que havia uma desistência.

Muito rapidinho”, afirmou o motorista Claudemir Souza, 44 anos, morador do distrito de Eugênio de Melo, onde o programa foi iniciado.

A percepção de Souza é semelhante a de outros 95% de usuários da rede.

O percentual é resultado de uma pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), encomendada pela Prefeitura, para avaliar o grau de satisfação da população ao programa.

Até o fim de 2020, todas as 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contarão com o novo conceito de atendimento, alicerçado em três princípios: sustentabilidade, eficiência e resolutividade.

Todas, porém, já trabalham com agenda aberta de consultas e oferecem aos pacientes acolhimento dos profissionais de enfermagem.

A iniciativa, além de mudar os procedimentos, levou mais investimentos na infraestrutura das unidades de saúde.

“Os profissionais são bons e a UBS está mais ampla. Trago o meu filho desde o primeiro mês de vida.

Hoje, ele está com um ano e três meses”, afirmou a vendedora Elaine Silva Alexandre, 38 anos, moradora no Novo Horizonte, na zona leste da cidade.

Investimento

A unidade do Novo Horizonte, onde Elaine leva o filho ao pediatra, passou a ser a maior UBS da rede municipal.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de São José dos Campos reformou o prédio onde funcionava a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) para abrigar a unidade de saúde.

O local conta com oito consultórios médicos, salas de farmácia, vacina, esterilização, curativo, expurgo, inalação e odontologia.

Banheiros, recepção, sala de espera e sala de coleta para exames laboratoriais foram construídos nos padrões do conceito do programa UBS Resolve.

Compartilhe!