Inovação

Site dedicado à história da saúde é lançado esta semana

Por Roberta Massa | 18.09.2018 | Sem comentários

Memória Saúde reúne acervo histórico com textos, vídeos e imagens de importantes instituições privadas de São Paulo.

Seguindo com as comemorações do seu 80º aniversário, o SINDHOSP -Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo lança esta semana o site Memória Saúde.

Um portal dedicado à história da saúde, que reúne acervos históricos e culturais de relevância para a categoria e a população em geral.

Representante de 48 mil serviços privados de saúde, o SINDHOSP é um dos sindicatos patronais mais importantes do país.

E por isso, entende a relevância de se manter viva e de conhecimento público a história da saúde de São Paulo.

Resultado de um trabalho de pesquisa de seis meses, o site Memória Saúde torna-se ainda mais significativo neste momento, quando, no último dia 2, o Brasil perdeu o seu mais importante acervo histórico durante o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

“O Projeto Memória Saúde surgiu da necessidade de se criar um trabalho de cooperação entre os associados.

E tem o objetivo de resgatar essa parte da história paulista relacionada com essas instituições, que são verdadeiros patrimônios da saúde”.

Explica o historiador Felipe Bueno, um dos pesquisadores que fez o levantamento do acervo sob o comando de Josiane Oliveira, doutora em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz.

Uma linha do tempo dividida por décadas, a partir dos anos 30, é o fio condutor do site Memória Saúde.

A partir dela, o internauta navegará pelos principais marcos da saúde paulista e da trajetória do SINDHOSP.

“A grande importância do portal é compartilhar com a população conhecimentos da área da saúde vinculados às instituições privadas, além da difusão para futuras pesquisas.

O site estará em constante transformação, com a atualização periódica de fatos históricos e inclusão de novas instituições.

Portanto, um projeto que começou com a história da saúde em São Paulo pode se estender ao Brasil”, ressalta Luiz Fernando Ferrari Neto, presidente em exercício do SINDHOSP.

Na seção “Guia das Instituições”, estão reunidas as histórias das primeiras 15 instituições associadas ao Sindicato, com textos, vídeos, galeria de fotos históricas e atuais.

“Muitas pessoas vão a esses hospitais sem ter noção da importância histórica deles.

O Hospital Edmundo Vasconcelos, por exemplo, foi projetado por Oscar Niemeyer e seu jardim tem autoria de Roberto Burle Marx, grande paisagista brasileiro”, ressalta a historiadora Mariana Dolci.

Hospital Samaritano, um dos primeiros sócios do SINDHOSP

Durante as pesquisas, o grupo de historiadores encontrou uma intersecção entre a história da saúde paulistana com o movimento migratório no estado na década de 1930.

“Para nós, foi uma surpresa identificar que as instituições fundadoras do sindicato têm relação direta com a história da imigração em São Paulo”, afirma Felipe Bueno.

Um dos primeiros hospitais filiados ao SINDHOSP, o Hospital Samaritano de São Paulo, foi fundado por um grupo de imigrantes britânicos, norte-americanos e alemães.

Apoiados por tradicionais famílias paulistas, criou-se a Sociedade Hospital Evangélica, em 1890.

Quatro anos mais tarde, a Sociedade tornou-se o Hospital Samaritano.

Diz-se que a ideia surgiu quando o imigrante chinês José Pereira Achao teve seu atendimento recusado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo por ser protestante.

“Nesta época, as Santas Casas só atendiam católicos e muitos estrangeiros que chegavam aqui começaram a se reunir e organizar atendimentos para suas respectivas comunidades”, esclarece Bueno.

Achao só recebeu tratamento para febre tifoide após se converter ao catolicismo, porém, antes de morrer, em 1884, doou todos os seus bens à Igreja Presbiteriana com a intenção de que se criasse um hospital que atendesse à todas as pessoas, sem distinção.

Serviço

Memória Saúde – www.memoriasaude.org

Empresas e pessoas que tiverem interesse em contribuir com o projeto, podem entrar em contato pelo e-mail contato@memoriasaude.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação SINDHOSP – 18.09.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

 

Compartilhe!