Eventos

Modelo de saúde brasileiro precisa ser repensado para sobreviver

Por Roberta Massa | 04.10.2018 | Sem comentários

É essencial integrar ao debate todos os agentes dos setores público e privado, destacaram especialistas em gestão hospitalar durante o 8º Encontro Paranaense da Saúde.

Com o aumento do desemprego, milhões de brasileiros perderam seus planos de saúde e voltaram a usar a estrutura do SUS.

Pressionadas pelos custos, muitas empresas estão optando por retomar o gerenciamento dos serviços de assistência em saúde oferecidos aos funcionários.

As perspectivas trazidas por esse cenário impactam nos setores público e privado e precisam ser debatidas de forma integrada.

O diagnóstico, de especialistas em gestão hospitalar, ganhou destaque durante o 8º Encontro Paranaense da Saúde.

Segundo o CEO dos Hospitais Leforte, de São Paulo (SP), Rodrigo Lopes, é preciso repensar o modelo de assistência adotado pelo Brasil.

“Todo mundo deveria sentar junto, entender a cadeia produtiva como um todo, entender o modelo de remuneração possível de forma meritocrática.

Para que o sistema de saúde matricialmente sobreviva. E não é melhorar, é refazer o sistema de saúde como um todo no país”.

Nesse contexto, os hospitais privados têm papel fundamental no debate, conforme avaliou o diretor geral do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Claudio Enrique Lubascher.

“Precisamos encontrar alternativas sustentáveis independente dos movimentos políticos e econômicos.04

E contribuir para a criação de um ambiente mais favorável para a saúde no país.

Precisamos que todos os stakeholders da saúde participem do debate de forma mais ativa”.

Lubascher moderou o painel “Desafios da Gestão Hospitalar” que ocorreu durante o 8º Encontro Paranaense da Saúde.

Além do CEO dos Hospitais Leforte, participou da programação o superintendente executivo do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo (SP), Luiz Sergio Santana.

Lean Six Sigma

Sustentável

Redução de custos, aumento da rentabilidade e capacidade de negociação também ganharam destaque durante o painel.

Segundo os palestrantes, alcançar o equilíbrio entre esses fatores depende de investimento em tecnologia e do gerenciamento inteligente de dados e informações estratégicas.

“Para buscar eficiência operacional, temos que saber medir. Sem medição e números, não temos como acompanhar e estabelecer metas”, enfatizou Santana.

Na opinião do CEO dos Hospitais Leforte, é preciso pensar a saúde em um formato 4.0, assim como a indústria tem buscado ser.

“Por que não utilizar a tecnologia para manter o cadastro dos pacientes na nuvem.

E fazer com que as pessoas tenham todos os seus dados médicos no smartphone e consigam mostra-los em qualquer hospital? Quantos exames a menos faríamos?

Quanto mais assertivos seríamos?”, questiona Lopes.

“O cliente tem expectativa de agilidade e nós temos a expectativa de desenvolvimento tecnológico para conseguir reduzir tempo no agendamento, no recebimento de laudos e exames, no agendamento cirúrgico, no processo de conclusão do ciclo da assistência.

Temos que utilizar a informação de forma mais inteligente”, completou Santana.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR).

É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba.

Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico.

É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente.

É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Cruz de Curitiba – 04.10.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!