Saúde

Patologistas conquistam auditoria do TCU para discutir Tabela SUS e acesso ao diagnóstico no Brasil

Por Roberta Massa | 24.10.2018 | Sem comentários

Na sua opinião, o que é mais demorado para um paciente de câncer: a peregrinação no posto de saúde entre a suspeita e os primeiros exames.

O período para realizar as biópsias para confirmar o diagnóstico ou o tempo para iniciar o tratamento?

Certamente não é uma resposta fácil ou simples, mas ainda assim é o tipo de questão que precisa ser feita em um país como o Brasil.

Em que cerca de 582 mil pacientes serão diagnosticados com algum tipo de tumor só em 2018, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A pergunta faz parte de um questionário elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para ser respondido pelos Médicos Patologistas.

O objetivo é ouvir os especialistas que ficam na linha de frente do diagnóstico para compor o processo de auditoria em curso no Ministério da Saúde.

Para avaliar a implementação da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer.

O ponto central da auditoria é entender gargalos e propor soluções no acesso ao diagnóstico, algo fundamental para reduzir a mortalidade pela doença.

A ação se deu após uma série de reuniões e audiências solicitadas pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Órgão que representa e congrega os especialistas em Anatomopatologia e que há tempos reivindica, entre outros pontos, maior foco na discussão das políticas públicas contra o câncer e a atualizações na Tabela SUS.

Esse instrumento de precificação é organizado pelo Ministério da Saúde e norteia todos os valores pagos pelo Estado por cada procedimento fornecido aos usuários do Sistema Único de Saúde.

Segundo o médico patologista e presidente da SBP, Dr. Clóvis Klock, a falta de atualização da Tabela SUS é um dos principais gargalos da saúde pública, ainda mais quando o assunto é Oncologia.

Não à toa, discutir esses valores serviu como norte para mais de cinco reuniões em um período de três anos com o Ministério da Saúde, entidades médicas e outros setores relacionados à luta contra o câncer.

“Os valores praticados são aquém da realidade de um laboratório de análise anatomopatológica.

Um exame de Papanicolaou, por exemplo, é remunerado em R$6,97 por procedimento, o que torna inviável para um laboratório de patologia aceitar demandas vindas do SUS.

Contando apenas com os materiais, usamos cerca de R$15 por cada análise, sem contar a taxa de serviço dos funcionários e outros custos que o laboratório precisa cobrir”, explica.

Histórico de cobranças

A Tabela SUS foi criada pelo Ministério da Saúde como forma de desburocratizar a contratação de laboratórios e a padronização dos pagamentos.

Para que os estados e municípios tivessem autonomia de novos contratos conforme a demanda.

No entanto, a boa intenção acabou se transformando em um dos desafios da luta contra o câncer exatamente pela falta de uma atualização efetiva e célere.

Ainda no exemplo da análise do exame de Papanicolaou, que foi feito mais de 11,7 milhões de vezes apenas em 2017 no Brasil segundo o DataSUS.

O último reajuste aconteceu em 2007 e ainda assim não acompanhou a inflação da época.

Nesse período a única mudança aconteceu em 2017 e foi nas análises de anatomopatologia mamária, uma conquista após muito diálogo que ajudou muitas pacientes, laboratórios e especialistas.

“A possibilidade do questionário do TCU e consequente participação da especialidade na auditoria também são vitórias importantes, mas fazem parte dos primeiros passos que devem ser acompanhados de perto.

Para uma máquina funcionar o mais difícil é tirá-la do lugar.

Nós conseguimos, mas agora que ela está em movimento vamos focar nossas forças para direcioná-la e não deixar que pare”, conclui o presidente da SBP.

Sobre a SBP

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) atua na defesa da atuação profissional dos médicos patologistas.

Oferecendo oportunidades de atualização e encontros para o desenvolvimento da especialidade.

Desde sua instituição, a SBP tem realizado cursos, congressos e eventos com o objetivo de elevar o nível de qualificação desses profissionais.

Fonte: Assessoria de Comunicação RS Press – 24.10.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.
Compartilhe!