Eventos

Hospitais discutem a desospitalização em workshop

Por Roberta Massa | 29.10.2018 | Sem comentários

O Brasil envelheceu antes de enriquecer. Hoje o país soma cerca de 13% de idosos, e até 2050, um em cada três brasileiros será idoso.

Com o aumento da longevidade, há uma mudança no perfil epidemiológico, mais semelhante com o de países desenvolvidos, deixando para trás moléstias infecciosas.

Hoje estamos evoluindo para uma população grande de doentes crônicos, que em algum momento entra em uma demanda médico-hospitalar.

Ao mesmo tempo, ainda existem diversos eventos agudos nessa população que necessita de transição.

Nesse novo contexto epidemiológico, há necessidade urgente de se rever e discutir o modelo hospitalocêntrico do Brasil.

E encontrar saídas inovadoras que garantam a qualidade do atendimento, a segurança do paciente, a redução de custos para o sistema de saúde e o uso de leitos para casos graves e de maior complexidade.

Segundo o médico Yussif Ali Mere Jr, presidente do SINDHOSP- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.

Existe na cultura do Brasil e dos brasileiros uma mentalidade hospitalocêntrica.

“A maioria dos casos pode ser resolvida fora dos hospitais, mas a própria população acaba procurando o hospital por uma questão de resolubilidade “, constata.

Nos últimos anos, diante da nova realidade brasileira, os especialistas têm discutido a desospitalização.

A retirada do paciente do ambiente hospitalar para dar continuidade aos cuidados e tratamentos em sua própria casa ou em hospitais de transição ou de cuidados paliativos.

“Calcula-se uma economia de até 80% para os próprios hospitais, planos de saúde e seguradoras e até para o sistema público.

Enquanto na outra ponta, a medida traz conforto e segurança ao paciente por mantê-lo longe dos altos riscos hospitalares e mais perto de seus familiares, tornando a atenção mais humanizada”, avalia Ali Mere Jr.

SINDHOSP oferece workshop gratuito sobre desospitalização para serviços de saúde do ABC

O SINDHOSP- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo através do IEPAS- Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde realiza em seu Escritório Regional de Santo André, o workshop intitulado DESOSPITALIZAÇÃO, nesta terça-feira, dia 30 de outubro, das 8H30 às 12h30.

Gratuito, o workshop é dirigido a profissionais e médicos de hospitais, casas de saúde, home cares e demais serviços de saúde e pretende abordar o tema da desospitalização.

Inscrições gratuitas através do link (clique aqui).

Serviço

Workshop: Desospitalização – onde estamos e para onde vamos
Data: 30 de outubro de 2018
Horário: 09h às 12h30
Local: Auditório – SINDHOSP – Regional de Santo André
Avenida Pereira Barreto, 1.395 – Torre Sul – Centro Empresarial Pereira Barreto – Santo André – SP
Informações: (11) 4427-7047 ou santoandre@sindhosp.org.br
Inscrições: gratuitas (duas por empresa)

Fonte: Assessoria de Comunicação Matsuda Press – 29.10.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

 

Compartilhe!