Gestão

Hospital cria programas de valorização de boas práticas na saúde

Por Roberta Massa | 14.12.2018 | Sem comentários

A segunda edição dos Programas Notáveis e Atendimento Ouro do Hospital Santa Marta aconteceu na manhã do dia 11 de dezembro, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP, com a presença de médicos, gestores e operadoras de Planos de Saúde.

Os Programas foram criados para valorizar boas práticas e condutas assistenciais e de gestão das equipes médicas e das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde.

A homenagem às operadoras de saúde foi realizada com o Programa Atendimento Ouro, com critérios de pontuação considerando prazos de autorização de procedimentos eletivos, resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade, publicado pela ANS, ausência de reclamações na ouvidoria do HSM, entre outros.

O coordenador regional de Saúde e Odonto da Seguros Unimed, Antônio César Martins, destacou que os programas reconhecem os esforços das operadoras. 

“Representa o reconhecimento de que as operadoras estão em constante melhoria, não só para atender o nosso beneficiário, mas para manter parceria entre hospital e seguradora.

Isso representa respeito entre as partes, e somente o Hospital Santa Marta deu esse passo tão importante”, salienta.

O superintendente de relacionamento com clientes e Prestadores de Saúde e Odonto da SulAmérica, André Lynch, enfatizou a importância do reconhecimento recebido:

“É um reconhecimento muito especial de um dos principais parceiros da SulAmérica no Distrito Federal.

O Hospital Santa Marta se posiciona de forma estratégica na nossa rede e a comunicação entre ambas instituições é respeitosa, clara e de muita parceria. Ficamos muito honrados.”

Já o Programa Notáveis homenageou equipes médicas e interdisciplinares, considerando o aperfeiçoamento profissional e a pesquisa científica.

O primeiro lugar da equipe médica foi concedido à UTI Neonatal.

O Dr. Marcos Guimarães, coordenador médico da UTI Neonatal, destaca que o programa é motivação para a equipe aprimorar os conhecimentos.

“É a consagração do engajamento da nossa equipe com o aprendizado.

Uma grande parte da pontuação do programa está relacionada à educação continuada, relativo aos cursos, congressos, aulas dadas e trabalhos realizados.

Tudo isso faz com que o conhecimento se expanda e, consequentemente, a qualidade e assistência ao paciente se torne melhor”, enfatiza Dr. Marcos.

A segunda colocada foi a equipe da anestesia. O Dr. Keller Gonçalves, coordenador da anestesia na empresa parceira Clinest, ficou grato pelo reconhecimento e estímulo ao aprimoramento profissional.

“É um reconhecimento do trabalho, do investimento, do tempo de estudo para melhorar a atenção com os pacientes.

É um estímulo para continuar a estudar, melhorar e sempre almejar o primeiro lugar”, afirma.

O Dr. Sidnei Silva, coordenador da UTI Adulto – equipe que conquistou o 3º lugar, afirmou que o reconhecimento é um estímulo para continuar com o foco de melhorar cada vez mais e prestar a melhor assistência aos pacientes.

“É bastante gratificante e estimulante saber que o Hospital tem a visão de valorizar quem está empenhado e prestando um serviço de qualidade”, conclui.

Na homenagem às equipes interdisciplinares, o Programa Notáveis concedeu o primeiro lugar à Fisioterapia Santa Rita, o segundo lugar para a Nutrição Clínica, e o Laboratório Lapac ficou como terceiro colocado.

“Foi muito bom porque foi um incentivo para mim e principalmente para a equipe. Nós da área de saúde temos sempre que estar estudando porque muitas coisas mudam, sempre temos que melhorar por meio de estudos, congressos, reuniões, educação continuada para trazer coisas novas o tempo todo”, afirma Rita de Cássia, coordenadora da Fisioterapia Santa Rita.

Programa Atendimento Ouro

1º SulAmérica

2º Rede UNIMED

3º GEAP

Programa Notáveis

Equipes interdisciplinares – Ciclo 2018

1º Fisioterapia Santa Rita

2º Nutrição Clínica

3º Laboratório Lapac

Equipes Médicas do Hospital Santa Marta

1º UTI Neonatal

2º Anestesia Clinest

3º UTI Adulto

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Santa Marta – 14.12.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!