Educacional

Sírio-Libanês faz parceria com o Beryl Institute e lança curso de pós-graduação inédito na área de Experiência do Paciente

Por Roberta Massa | 14.03.2019 | Sem comentários

Alunos do curso terão acesso a todos os materiais da instituição global e ganharão créditos de educação continuada para se inscreverem no processo de certificação profissional em Experiência do Paciente junto ao Patient Experience Institute (PXi)

Em uma parceria inédita com o Beryl Institute, uma comunidade global dedicada a melhorar a experiência do paciente por meio da colaboração e do conhecimento compartilhados, o Hospital Sírio-Libanês realiza o curso de pós-graduação lato sensu (Especialização) em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa.

“O programa de especialização é pioneiro no mercado e baseado nas temáticas mais atuais sobre o assunto”, explica Dr. Marcelo Alves Alvarenga, coordenador do curso. Segundo ele, o objetivo é proporcionar ao aluno compreensão sobre os conceitos da Experiência do Paciente, integração com Qualidade e Segurança, Gestão de Projetos, Gestão da Mudança, Liderança, Engajamento dos Profissionais e Amadurecimento Cultural das Instituições, tendo como premissa o pensamento crítico sobre o engajamento dos pacientes, o seu papel ativo no cuidado e nos projetos de melhoria.

“Além dos conceitos da experiência do paciente, o curso abordará também o tema Cuidado Centrado na Pessoa e trará à reflexão todos os envolvidos no cuidado direto e indireto ao paciente”, acrescenta a enfermeira Carla Ledo, que também coordena o curso.

Para o Beryl Institute, a parceria com o Sírio-Libanês é muito importante, pois a experiência do paciente é uma das prioridades dos profissionais de saúde de todo o mundo e, para isso, é necessário uma abordagem rigorosa e um comprometimento, o que será possível com a união da expertise da instituição e o conhecimento do Sírio-Libanês. 

“Este programa de pós-graduação lato sensu é o primeiro do mundo e servirá para o desenvolvimento de um modelo para fins acadêmicos globais”, explica Jason Wolf, PhD, CPXP, presidente do Instituto Beryl.

“Além disso, a parceria do Instituto com o Hospital Sírio-Libanês reforça o nosso compromisso de compartilhar conhecimentos.”

Graças a essa parceria, os alunos do curso terão acesso integral ao conteúdo online exclusivo para os membros do Beryl Institute, como publicações (White Papers, Patient Experience Journal, artigos de pesquisa, notícias sobre Experiência do Paciente), Conexões (diretório de membros, comunidades, centro de carreira e PX Connect) e conteúdo de aprendizado (biblioteca online, seminários e webinars, Learning Bites e Body of Knowledge – os alunos terão acesso a três cursos online relacionados à programação do curso de pós-graduação).

Também terão os mesmos descontos aplicados aos membros do Beryl Institute, nos seguintes eventos: PX Conference (Conferência Anual em experiência do Paciente) e Workshop Preparatório para a prova do CPXP, durante o PX Conference.

Essa pós-graduação conta ainda com a chancela do Patient Experience Institute (PXi), instituto independente, sem fins lucrativos, comprometido com a melhoria da experiência do paciente por meio de pesquisa baseada em evidências, educação continuada e certificação profissional.

Um profissional certificado em experiência do paciente (CPXP) é um líder formal ou informal que influencia os sistemas, processos e comportamentos que cultivam experiências consistentemente positivas, definidos pelos pacientes, residentes e familiares, em cenários distintos do cuidado.

Por isso, os alunos da Pós-Graduação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa – Hospital Sírio-Libanês que cumprirem os créditos e a carga horária pré-estabelecida, bem como forem avaliados com desempenho satisfatório, receberão 30 créditos de Educação Continuada em Experiência do Paciente (PXEs), validados junto ao Patient Experience Institute (PXi), que serão considerados como pré-requisitos para inscrição no processo de certificação profissional CPXP.

A pós-graduação apresentará as principais evidências e discutirá as mudanças na área da saúde e no perfil dos pacientes.

Abordando os conceitos modernos e fundamentais que interferem na jornada do paciente e que geram valor aos serviços de saúde, assim como ferramentas e metodologias específicas utilizadas para a capacitação dos profissionais, envolvendo temas como Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento de Colaboradores e Corpo Clínico, Medicina baseada em Valor, Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais (Comunicação Empática, Trabalho em Equipe, Service Recovery, Disclosure e Gestão de Conflito), Ativação e Engajamento de Pacientes no seu próprio cuidado, Visão Integral do Paciente, Design de Serviços, Canais de Comunicação com Pacientes, Gestão da Experiência do Paciente e Metodologias de Co-criação com Pacientes em Projetos Institucionais, sempre reforçando os componentes de Qualidade, Segurança e Cuidado Centrado na Pessoa.

Serviço:

Curso de Pós-Graduação: Especialização em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

Inscrições: Até 26 de março

Número de vagas: 40

Informaçõeshttps://bit.ly/2ApjXJU

SOBRE O SÍRIO-LIBANÊS

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921, trabalha diariamente para oferecer uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado, em mais de 60 especialidades.

Em uma busca constante, a instituição desenvolve atividades de ensino, integradas ao trabalho de compromisso social.

Com o olhar sempre voltado para a tecnologia e inovação na atenção à saúde, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove estudos e compartilha conhecimento.

A instituição também executa projetos do Ministério da Saúde de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), mantém seu Instituto de Responsabilidade Social e desenvolve projetos sociais.

Por meio do Instituto é responsável pela gestão de cinco unidades públicas estaduais e municipais de saúde.  Mais informações: www.hsl.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Sírio Libanês – 14.03.2019.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!