Saúde

Nova UTI Pediátrica do Santa Marta irá atender demanda de pacientes no DF

Por Roberta Massa | 02.04.2019 | Sem comentários

Com a capacidade de atendimentos de urgência para 10 crianças com patologias de alto risco ou que precisem de cuidados especiais, será inaugurada hoje dia 02 de abril, a UTI Pediátrica do Hospital Santa Marta, em Taguatinga Sul.

A unidade faz parte do projeto de expansão de serviços de Medicina Intensiva do HSM, que já conta com UTI Neonatal, Adulto e Coronariana, totalizando 76 leitos.

A supervisora da UTI Neo-pediátrica, Lívia de Pieri, explica que a unidade é destinada a crianças entre 29 dias e 14 anos, com recursos adequados, tanto de pessoal, quanto tecnológico, para prestar assistência completa que esses pacientes necessitam.

“Com a UTI pediátrica, proporcionaremos mais segurança para os bebês prematuros que precisam ser transferidos da Neonatal”, afirma.

A UTI possui estrutura com quartos individualizados para receber a presença do pai ou da mãe 24 horas no quarto, além de horário específico para visitas familiares.

O ambiente tem decoração temática do fundo do mar e foi pensado para proporcionar acolhimento e sensação de bem-estar e conforto.

Com estrutura tecnológica moderna e integrada, a UTI pediátrica contará com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos intensivistas pediátricos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros especialistas em pediatria, em segurança do paciente e técnicos de enfermagem.

O coordenador da Unidade Materno Infantil, Dr. Marcos Guimarães, explica que a UTI é um lugar para recuperação, em que a internação é indicada para casos instáveis, quando os pacientes precisam de uma intervenção mais intensiva e mais rápida.

A UTI também recebe casos pós-operatórios, como cirurgias cardíacas e de grande porte, que demandam um cuidado mais de perto durante 24 horas.

Dr. Marcos acrescenta que a UTI Pediátrica tem o mesmo padrão da UTI Neonatal, onde já é feita uma assistência diferenciada aos pacientes, com humanização, transparência e qualificação.

“Nós somos uma equipe que dá carinho, atenção, escuta e insere os pais no cuidado com os filhos, respeitando a experiência dos pacientes e os valores dos pais. Esse é o nosso diferencial”, relata.

Doenças e situações mais comuns que demandam internação na UTI Pediátrica:

·         Asma grave e insuficiência respiratória (bronquiolites).

·         Insuficiência cardíaca.

·         Insuficiência renal aguda e crônica.

·         Doenças do sistema nervoso (convulsões).

·         Doenças metabólicas graves (cetoacidose diabética, choque)

·         Infecção grave (como pneumonia, meningite).

·         Ferimentos graves de acidentes (como carros, bicicletas, skates, patins)

·         Quase afogamento.

·         Pós-operatórios de cirurgias complexas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Santa Marta – 02.04.2019.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!