Tecnologia

Beneficência Portuguesa de SP é reconhecida com o nível mais alto da certificação da (HIMSS)

Por Roberta Massa | 08.04.2019 | Sem comentários

A BP – A Beneficência de São Paulo, em suas unidades de negócio Hospital BP e BP Mirante, incluindo a BP Medicina Diagnóstica, foi reconhecida pela excelência no uso do prontuário eletrônico do paciente.

A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos maiores polos de saúde privados da América Latina, acaba de conquistar um importante reconhecimento de excelência no uso do prontuário eletrônico do paciente.

Após avaliação feita pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), instituição global sem fins lucrativos que tem por objetivo promover uma melhor assistência ao paciente por meio do uso de informação e tecnologia.

A BP – A Beneficência de São Paulo, em suas unidades de negócio Hospital BP e BP Mirante, incluindo a BP Medicina Diagnóstica, foi reconhecida com o nível 7, o mais alto possível, do Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), modelo de adoção de prontuário eletrônico.

Desde 2014 a BP tem empregado grandes esforços para ser reconhecida por sua adoção do prontuário eletrônico e as unidades de negócio da BP passam a ser a 7ª e 8ª da América Latina a receber o título de instituição 100% digital.

A título de comparação, apenas 5,29% das instituições norte-americanas possuem esse nível de adoção do prontuário eletrônico.

“O uso de tecnologia na assistência ao paciente e no cuidado com a saúde em geral é um dos temas mais discutidos no nosso segmento hoje em dia.

Com essa certificação, a BP reforça seu pioneirismo, tornando-se referência para as outras instituições do setor de Saúde no Brasil e na América Latina” afirma Denise Santos, CEO da BP.

O EMRAM preconiza a adoção progressiva de tecnologias que suportam o processo assistencial, definindo 8 estágios evolutivos, do 0 ao 7, e com requisitos específicos que as instituições devem atender para conquistar a classificação de cada estágio.

Basicamente, uma instituição estágio 0 não possui nenhum tipo de sistema ou tecnologia que dê apoio à assistência ao paciente, enquanto uma instituição estágio 7 é considerada totalmente digital, com intenso e amplo uso de tecnologias que dão suporte à assistência clínica e ao cuidado do paciente.

“A adoção de um prontuário eletrônico do paciente oferece maior segurança na tomada de decisões médicas e mais qualidade para o paciente no atendimento prestado.

Portanto, investir no uso intensivo, explorando todas as possibilidades que a ferramenta oferece, é algo bastante natural para nós da BP” afirma Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, diretor-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.

Além da segurança do paciente, que é um dos focos dessa certificação, o modelo prevê também que médicos e outros profissionais envolvidos na assistência recebam apoio para as decisões clínicas.

A administração de medicamentos, de hemocomponentes e de leite humano, além da coleta de exames, por exemplo, são rastreadas em sua totalidade, evitando erros.

Todos os dados sobre os pacientes estão disponíveis em um repositório central e as análises de dados são avançadas, propiciando melhores decisões administrativas e clínicas, envolvendo toda a equipe multidisciplinar.

O modelo também preconiza a existência de um padrão de atendimento clínico, no qual protocolos são utilizados e o processo de mensuração de qualidade está disponível.

A segurança da informação é consistente e a infraestrutura disponível para suportar todos os processos têm redundância.

“Essa certificação vem coroar uma linha de atuação que já seguimos há tempos, que é a de tornar os processos cada vez mais seguros, adotando ferramentas que ofereçam todo o suporte necessário para que decisões clínicas sejam mais assertivas, o que contribui para que ofereçamos serviços cada vez mais resolutivos para todos aqueles que nos procuram”, afirma Lilian Quintal Hoffmann, diretora-executiva de Tecnologia e Operações da BP.

Dessa forma, a BP dá mais um passo importante para reafirmar seu propósito de valorização da vida e o compromisso com a segurança e excelência na assistência aos pacientes.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um.

Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares;

BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium;

BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares;

BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS);

BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas;

BP Vital, uma rede de clínicas e consultórios de diversas especialidades médicas que atua de forma integrada com os demais serviços da BP;

BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

Fonte: Assessoria de Comunicação da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo- 08.04.209.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!