Saúde

Junho Vermelho: IBCC Oncologia incentiva doação de sangue e plaquetas

Por Redação GeHosp | 25.06.2019 | Sem comentários

O Junho Vermelho é o mês dedicado a doação de sangue e plaquetas.

Um alerta à sociedade para a importância desse ato solidário que pode salvar até 4 vidas numa única doação.

Junho foi escolhido devido ao início do inverno, quando cresce o número de crises respiratórias e resfriados e as doações registram quedas em todos os bancos de sangue.

No IBCC Oncologia lembramos novamente a importância da doação de sangue e plaquetas.

A Cristina Terumi, 41 anos é doadora de plaquetas no IBCC há 3 anos.

“Comecei a doação para ajudar um amigo que precisava e desde então não parei mais de doar, até porque se cada um fizesse a sua parte de doar entenderiam que o bem não é somente para quem recebe, mas também para quem doa”.

Outro exemplo é Paulo Soares, deficiente visual de 59 anos, que há 3 anos pratica sua solidariedade no Banco de Sangue do IBCC Oncologia.

“O que me incentivou a ser doador no IBCC foi o tratamento que os profissionais tiveram com minha esposa em sua internação, e ao vê-la sendo tão bem tratada me fez querer ajudar e a primeira oportunidade que apareceu eu corri para doar.

Quando a gente doa estamos fazendo o bem para o nosso próximo, é uma alegria saber que você está dando um pouco de si para o bem de outra pessoa”, declara Paulo em uma de suas doações.

Informações da agência brasil segundo uma pesquisa feita em 2017 pelo Eu Dou Sangue em parceria com o Instituto Datafolha, cerca de 92% dos brasileiros disseram não ter doado sangue entre junho de 2016 e junho de 2017. 

De acordo com o levantamento, além do recesso e do clima mais frio, feriados e dias chuvosos também impactam negativamente os hemocentros, que costumam registrar queda de 30% em seus estoques no período.

Os dados também mostraram que 39% dos brasileiros admitem não saber qual é seu tipo de sangue.

O estudo, que ouviu 2.771 entrevistados em todo o país, mostrou que o desconhecimento é maior entre os homens (44%) do que entre as mulheres (35%).

Assim como a maioria dos jovens (52%), na faixa dos 16 aos 24 anos, também desconhecem esse aspecto de seu próprio corpo.

Fonte: Assessoria de Comunicação IBCC – 25.06.2019.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!