Gestão

IBCC Oncologia recebe premiação máxima da Certificação 3M

Por Redação GeHosp | 20.08.2019 | Sem comentários

O IBCC Oncologia foi premiado com a Certificação 3M – Fixação Segura de Cateteres – na categoria diamante (máxima) dentro do Programa de Reconhecimento e Certificação Hospitalar.

De acordo com a coordenadora assistencial do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento, SADT do IBCC Oncologia, Tatiane Matthes, a Certificação representa melhoria de processos com a implementação de boas práticas e protocolos baseados em evidências científicas que auxiliam na garantia da segurança dos pacientes.

“As orientações previstas nas normas nacionais e internacionais favorecem a adesão dos profissionais de saúde a essas práticas, reduzindo a infecção de corrente sanguínea associada ao cateter e sua fixação e impacto no tempo de internação do paciente.

Com o uso adequado da tecnologia, evita-se perdas desnecessárias, redução de custos, além do maior conforto para o paciente. A Certificação reconhece os profissionais e instituições que buscam esse conhecimento e a excelência assistencial”, destaca a coordenadora que representou o IBCC Oncologia no recebimento do prêmio em solenidade no último dia 15, no Hotel Bourbon, em Atibaia (SP).

A certificação tem validade de um ano. Além de otimizar os custos, visa reduzir riscos e complicações associadas à Terapia Intravenosa. A prática da terapia intravenosa ocupa, segundo estudos, 70% do tempo da enfermagem durante sua jornada de trabalho. “Esse fato nos leva a analisar essa prática de forma a criar estratégias que minimizem suas complicações e o retrabalho da equipe.

Esse protocolo contém as recomendações necessárias para o controle dos acessos venosos, levando-se em consideração quatro conceitos: estabilização do cateter, cobertura estéril, visualização, manutenção e segurança”, complementa a diretora de Práticas Assistenciais do IBCC Oncologia, Suzana Mosquim.

A falta de um protocolo sistematizado para a fixação segura acarreta o aumento de complicações como flebite, o extravasamento e as infiltrações, além de poder elevar as taxas de infecções associadas às terapias intravenosas. Segundo informações de seu portal, a companhia de tecnologia é destaque na oferta de produtos inovadores no mercado hospitalar. Somente no Brasil a 3M está presente há mais de 70 anos, com operações em mais de 60 países com soluções práticas e em seus mais de 25.000 itens

Fonte: Assessoria de imprensa – 20.08.2019

Ebook Planejamento estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!