Saúde

Rede Mater Dei lança relatório socioambiental

Por Redação GeHosp | 23.12.2019 | Sem comentários

A Rede Mater Dei entende que o cuidado com o paciente vai além da assistência, pensando nisso criou o programa Pra você ficar bem, que reúne ações voltadas para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. As iniciativas refletem o empenho da Rede com a sociedade, os clientes, os colaboradores e seus familiares, o corpo clínico, as operadoras de planos de saúde e as comunidades dos entornos das suas Unidades Hospitalares.

Em uma perspectiva socioambiental, a Rede Mater Dei de Saúde tem o compromisso de contribuir para o crescimento local. O Programa Pra você ficar bem possui cinco eixos de atuação: Desenvolvimento social; Meio ambiente; Cultura e Esporte; Formação e qualificação profissional; e Saúde e Qualidade de Vida.

Para apresentar à comunidade as ações desenvolvidas, incentivados ou por meio de recurso direto, a Rede Mater Dei lançou, em dezembro o Relatório Socioambiental. “Caminhamos, juntos, para entregar a melhor assistência aos nossos clientes e para fazer a diferença na vida das pessoas. Agradeço a todos que contribuíram em cada um dos projetos realizados e convido todos a conhecerem um pouco mais sobre o que a Rede Mater Dei faz nessa área e que reforça a nossa Missão: Compromisso com a Qualidade pela Vida”, fala o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador.

O programa Pra você ficar bem está estruturado em cinco eixos que objetivam produzir impactos positivos na sociedade. 

1) Desenvolvimento social

No eixo de Desenvolvimento Social, a Rede Mater Dei de Saúde apoiou dez projetos de entidades parceiras nos anos de 2018 e 2019, beneficiando mais de 20 mil pessoas. A parceria com esses projetos visa, sobretudo, estimular a formação de uma sociedade pacífica e inclusiva, apoiar os que atuam em prol da cultura da paz e da redução das desigualdades.

2) Meio ambiente

A Rede Mater Dei busca assegurar padrões sustentáveis no uso dos recursos naturais em todas as Unidades, investindo em infraestruturas resilientes e ambientalmente eficientes, contribuindo, também, para que a responsabilidade ambiental seja um valor articulado a todos os parceiros em todos os eixos do programa Pra você ficar bem. Visando auxiliar na cura e na promoção do bem-estar de pacientes e colaboradores, um dos projetos da Rede é a implementação de jardins e bosque, nas unidades Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem, respectivamente. Esses ambientes reforçam o compromisso da Rede em prestar um atendimento cada vez mais humanizados, aproximando clientes e colaboradores da natureza.

3) Cultura e Esporte

No total, 17 projetos culturais e esportivos apoiados pela Rede Mater Dei beneficiaram, em seu conjunto, mais de 100 mil pessoas. Um dos projetos apoiados pela Rede é o Conexões Criativas Betim-Contagem, que desenvolve consultorias, assessorias técnicas e organização de mostras e oficinas artísticas voltadas para  o desenvolvimento da produção cultural dos municípios onde atua. A iniciativa realizou ações de mapeamento de ativos culturais e de projetos de escolas do entorno do Mater Dei Betim-Contagem. Ao todo, foram cerca de 9 mil participantes nas diversas atividades desenvolvidas pelo projeto.

4) Formação e qualificação profissional 

A Rede Mater Dei de Saúde promove processos continuados de formação e qualificação profissional coerentes com o padrão de excelência Mater Dei, contribuindo para o exercício pleno da medicina, enfermagem, entre outras áreas, para o incentivo a novos talentos e para o desenvolvimento profissional e humano. No total, mais de 3 mil pessoas participaram dos programas e ações de capacitação nos anos de 2018 e 2019. Dentre os programas da Rede, está o Centro de Formação Institucional que, desde a sua criação já formou mais de 1.160 técnicos de enfermagem por uma equipe multidisciplinar. 

 5) Saúde e Qualidade de Vida

No contexto do eixo Saúde e Qualidade de Vida, a Rede Mater Dei de Saúde desenvolve diversos projetos em suas Unidade e, também, em entidades e empresas parceiras. Um dos destaques da iniciativa é a campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer, que realiza consultas e exames oncológicos gratuitos, visando à prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres mais incidentes em homens e mulheres, de próstata e mama, respectivamente. Somando as nove edições já realizadas, mais de 1.450 pessoas foram beneficiadas com a campanha e realizaram consultas e exames gratuitamente. 

Fortalecendo objetivos comuns

O programa Pra você ficar bem tem como diretrizes os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas, para acabar com a pobreza, proteger o Planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os ODS somente podem ser implantados por meio de fortes parcerias e da cooperação. Dessa forma, a Rede Mater Dei, com trabalho sistematizado nos cinco eixos do Pra você ficar bem, fortalece a colaboração e alianças entre organizações sociais, públicas e privadas na rota de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. 

Fonte: Assessoria de imprensa – 23.12.19

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!