Saúde

Brasil tem 615 novas mortes por coronavírus, bate recorde e se torna o 6º com mais óbitos

Por Redação GeHosp | 07.05.2020 | Sem comentários

Dados do Ministério da Saúde desta quarta (6) mostram que o Brasil bateu um novo recorde de mortes por coronavírus registradas em um dia, com 615 novos óbitos, e se tornou o sexto país com mais óbitos no mundo, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia.

Com um total de 8.536 mortes por coronavírus, o Brasil ultrapassou a Bélgica, que tem 8.339 óbitos.

Os cinco primeiros países com mais óbitos são EUA (72.617), Reino Unido (30.150), Itália (29.684), Espanha (25.613) e França (25.538).

Também houve 10.503 novos casos confirmados no Brasil —o total é de 125.218. Nesse quesito, o país fica em 9º no ranking mundial.

O recorde de mortes registradas em 24 horas era do dia anterior, com 600 novos óbitos.

Segundo especialistas, os números reais devem ser maiores, já que há baixa oferta de testes no país e subnotificação. Atualmente, o país tem 1.643 mortes em investigação.

Questionado sobre se o recorde indica uma necessidade de reforço em orientações de isolamento, o ministro da Saúde, Nelson Teich, admitiu que há uma tendência de aumento na curva e defendeu reforço em “medidas de cuidado”, sem, contudo, citar exemplos.

“Sobre as mortes, a curva não está caindo e vamos ter que prestar atenção nisso e intensificar um pouco mais a nossa comunicação com a sociedade falando dos cuidados”, afirmou. “Vemos que não estamos entrando numa descendente.”

Apesar de reconhecer o aumento, Teich voltou a defender que sejam analisados os cenários regionais, e não uma “média Brasil”. Segundo ele, as orientações devem variar por região.

“Temos que tratar regionalmente. Não existe hoje uma média Brasil, não podemos abordar o Brasil através de uma média. Vemos que para o Brasil não temos uma linha de queda, mas a abordagem de cada região vai depender dos números locais. A estratégia de cada local vai depender da evolução”, disse.

Desde que assumiu o cargo, Teich tem sido alvo de críticas por mudar o modelo de divulgação do panorama da Covid-19 no país. Dados que indicavam alerta sobre a situação da epidemia, como a classificação de parâmetros de alerta por estados e capitais e balanço detalhado de mortes por faixa etária e fatores de risco, por exemplo, têm deixado de serem divulgados.

Fonte: Folha de São Paulo – 07.05.20

Imagem: Portal Fotos Públicas.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!