Saúde

Transformação Digital: Como o DATASUS transformou a realidade no SUS

Por Redação GeHosp | 11.05.2020 | Sem comentários

Ao longo dos últimos meses todas as atenções na área da saúde acabaram caindo sobre o avança da pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo.

No Brasil estamos longe de oferecer às pessoas um tratamento público de saúde da forma esperada, mas o Sistema Único de Saúde (SUS), ao menos entrega, à boa parte da população o atendimento emergencial, que salvou e continua salvando milhões de vidas.

Existem dentro desse sistema único uma série de peças que são importantes mas que acabam passando despercebidas dos holofotes. São pessoas chave que fazem do trabalho diário a diferença na vida de muita gente.

Um dos setores mais importantes dentro do Ministério da Saúde, é o Departamento de Informática do SUS, o chamado DATASUS, que divulgou suas realizações no biênio 2.019/2.020.

DATASUS: 29 anos escrevendo a história digital da Saúde no Brasil

O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) surgiu em 1991 com a responsabilidade de prover os órgãos do SUS de sistemas de informação e suporte de informática, necessários ao processo de planejamento, operação e controle.

Em 29 anos de atuação, o DATASUS já desenvolveu mais de 200 sistemas que auxiliam diretamente o Ministério da Saúde no processo de construção e fortalecimento do SUS.

O DATASUS pertencente à Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, tem como principal objetivo, estruturar sistemas de informação, integrar dados em saúde e auxiliar na gestão dos diversos níveis de atenção em saúde.

Quando falamos em disponibilização das informações em saúde, o sistema do DATASUS é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), um dos mais completos do mundo.

O DATASUS integra informações com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) permitindo a realização de projetos extremamente específicos de saúde.

A tabulação de suas informações permite o cruzamento dos dados para melhor avaliar a situação de saúde no território analisado e quais as ações em saúde podem ser desenvolvidas.

Essas informações estão disponíveis através de programas como o TABWIN (versão para Windows) TABNET (versão para a Internet).

O desenvolvimento e a melhor estruturação dos sistemas permitiram ao DATASUS a criação de produtos e serviços que fornecem dados e ferramentas de trabalho ao Ministério da Saúde e ainda proporcionam uma troca Interagencial.

Estes produtos abarcam serviços, sistemas e aplicativos, além do próprio site do DATASUS.

Jacson Barros: Diretor do DATASUS

O atual diretor do DATASUS Jacson Barros conseguiu implementar uma dinâmica diferente ao departamento, resgatando a credibilidade do órgão fazendo com que projetos importantes fossem desenvolvidos.

Números que merecem destaque:

Todos os contratos do DATASUS foram adequados em 2019 seguindo às orientações e exigências do TCU.

O DATASUS economizou para os cofres do Ministério da Saúde sem perder a qualidade dos serviços e produtos ofertados.

Ao longo de 2019 merecem destaque:

Fonte: DATASUS
  • 48 contratos empenhados;
  • 06 contratos firmados;
  • R$ 185 milhões investidos em infraestrutura.

CONECTE SUS: Uma conquista da Saúde no Brasil

No dia 11 de novembro de 2019 foi lançado o programa Conecte SUS na cidade de Maceió/Alagoas, com a proposta do programa integrar as informações de saúde do cidadão através da Rede Nacional de Dados em SaúdeRNDS.

O principal objetivo é promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo a transição e continuidade do cuidado nos setores público e privado.

O Conecte SUS conta com uma plataforma de saúde para o cidadão, profissionai e gestores de saúde.

O DATASUS fornece informações atualizadas sobre a evolução do programa, publicando Boletins quinzenais do Conecte SUS, disponibilizando no portal da Saúde Digital. (saudedigital.saude.gov.br)

Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS

O projeto é um dos marcos do programa Conecte SUS “Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS”, trazendo uma discussão fundamental para conhecimento e participação dos demais estados na RNDS, formando uma estratégia conjunta de expansão da rede no Brasil.

Ao longo do seu desenvolvimento, a RNDS irá se constituir na desejada infovia de saúde: uma plataforma informacional de alta disponibilidade, segura e flexível, que favorecerá o uso ético aos dados de saúde, permitindo, assim, o surgimento de novos serviços, inovação, pesquisa e desenvolvimento que resultem em benefícios para a população e para o Brasil.

Governança e Gestão de Projetos

Uma das coordenações importantes dentro do DATASUS é a que cuida da Governança e Gestão de Projetos.

Entre os diversos temas que avançaram em 2019/2020 podemos destacar:

  • Reestruturação regimentar do DATASUS.
  • Elaboração do novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação- PDTIC (2019 a 2021).
  • Participação no Plano de Transformação Digital.
  • Implementação de ferramenta única de gerenciamento de projetos. Reestruturação do Comitê de Informação e Informática em Saúde- CIINFO.
  • Criação de Comitê Lei Geral de Proteção de Dados LGPD.
  • Criação de Comitê de BI Analicts.
  • Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP) de contratação de TIC.

O DATASUS promoveu conteúdo informativo e de relevância, com fácil acesso às ações realizadas pelo departamento, reforçando a importância da tecnologia no SUS

DATASUS no auxílio ao combate a pandemia do novo Coronavírus

O Mundo enfrenta uma pandemia causada pelo Novo Coronavírus – COVID-19, onde a tecnologia se torna uma ferramenta fundamental no combate ao vírus e segurança da população.

O DATASUS montou uma equipe de resposta rápida para auxiliar da melhor forma os gestores e profissionais de saúde, pois ter acesso aos dados da evolução da pandemia no Brasil e prover tecnologia e informação ao SUS se tornou prioridade para o DATASUS no primeiro semestre de 2020.

Em 13 de março, o DATASUS instituiu o Comitê de Crise do Novo Coronavírus (COVID-19) para avaliar novas tecnologias para a gestão da saúde em razão da crise, avaliar a sustentabilidade dos sistemas propostos, coordenar ações internas, priorizar e reduzir ações em respeito às orientações e cuidado e prevenção do próprio Ministério da Saúde.

Registro de Notificações

O DATASUS recebeu um grande desafio no início da pandemia, que era fornecer um meio de notificação do casos suspeitos e confirmados de COVID-19 em todo Brasil, possibilitando que os Vigilantes em Saúde informassem ao MS de forma ágil do cenário brasileiro para que as medidas mais assertivas fossem tomadas.

Painel Coronavírus no Brasil

A transparência no combate a pandemia gerou grande credibilidade ao Ministério da Saúde no combate ao vírus instalado no país.

O DATASUS desenvolveu o portal Coronavírus, com os dados da evolução do COVID-19 no país, apresentando o número de casos confirmados, óbitos e letalidade do vírus.

Os dados são apresentados em números gerais no país e por unidades da federação.

Aplicativo Coronavírus SUS

O DATASUS desenvolveu o aplicativo Coronavírus-SUS, permitindo levar a população informações confiáveis e medidas de proteção contra a contaminação do vírus.

O aplicativo permite que o cidadão faça uma auto-avaliação da sua saúde, acompanhe dicas oficiais do Ministério da Saúde, últimas notícias e encontre unidades de saúde próximas.

Conclusão

Temos enormes desafios no futuro da Saúde do Brasil! Ao mesmo tempo, é fundamental reconhecer bons trabalhos realizados que merecem ganhar destaque.

Que após a Pandemia do Coronavírus possamos avançar mais rapidamente sobre questões importantes tornando o SUS cada vez melhor.

Até a próxima!

Compartilhe!