Inovação

Telemedicina: Anvisa certifica primeira solução desenvolvida no Brasil

Por Redação GeHosp | 19.07.2020 | Sem comentários

Utilizada por mais de 21 mil médicos e cerca de 580 mil pacientes em todo o país, a plataforma Medkortex é a primeira e única a obter essa importante certificação. Em função da adoção de forma acelerada da telemedicina  em 2020, associada à pandemia, a companhia estima crescer perto de 100% até o fim do ano.

A empresa é especializada há mais de 15 anos no desenvolvimento de sistemas e projetos de telemedicina, acaba de receber o registro da Anvisa para a sua plataforma MedKortex. 

Este software de telemedicina, que já é utilizado por mais de 21 mil médicos e possui cerca de 580 mil pacientes cadastrados em todo o país, passa a ser o único e primeiro nacional com esta certificação. 

Plataforma de telemedicina MedKortex

A plataforma de telemedicina viabiliza tanto as consultas (médico- paciente) quanto as chamadas interconsultas, o que é crucial, por exemplo, para levar o atendimento especializado para regiões mais carentes ou até mesmo para a obtenção de uma segunda opinião em momentos crucias. 

Do ponto de vista técnico, trata-se de uma solução 100% web, mobile first, que preenche ainda a todos os requisitos de segurança, graças a sistema de autenticação, criptografia de ponta a ponta, SSD forçado (telemedicina.app), com login e senha. Isso ocorre tanto do ponto de vista de precisão nos diagnósticos (câmeras são específicas para telemedicina e também com registro na Anvisa), como na proteção dos dados dos pacientes. A plataforma está em total conformidade com a LGPD e HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) – lei de portabilidade e responsabilidade de seguro saúde. Além de ter integração com a plataforma de prescrição digital da Memed.

A GetConnect é a mais importante empresa a atuar neste segmento no Brasil, em número e tamanho de projetos. Possui ainda  a maior base de usuários e pacientes da América Latina, tanto no segmento púbico como privado.

A GetConnect é a divisão de Telemedicina, Integração e Conectividade da OxySystem, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de saúde brasileiro.

Segundo Marcelo Fanganiello, diretor da  GetConnect, o registro da Anvisa atesta a total aderência da plataforma Medkortex às necessidades do sistema de saúde brasileiro, tanto público como privado, além de ser um importante fator balizador para garantir a segurança do paciente.

“O setor de saúde no Brasil é bastante regulado. É preciso ter clara a ideia de que um software de telemedicina é diferente de uma solução de videoconferência.

Trata-se de um dispositivo médico, que é utilizado para diagnósticos, portanto, precisa seguir todas as normas e exigências da Anvisa.

Tentamos por diversas vezes, antes de desenvolver a nossa própria ferramenta, trazer soluções internacionais. E foi exatamente essa falta de aderência que fez com que essas ferramentas, mesmo que de alto padrão, não se adequassem ao nosso mercado”.

Crescimento impulsionado pela pandemia

Embora o futuro da telemedicina ainda seja incerto do ponto de vista regulatório, Fanganiello acredita que os benefícios do atendimento à distância vieram para ficar.

Sem falar que se trata de uma tecnologia que vem sendo largamente utilizada em outros países há mais de 20 anos. 

“A meta do ano todo já foi superada em maio, pela demanda criada especialmente no setor público nesse primeiro semestre.

Esperamos aumentar o nosso market share e alcançar a marca de 25 mil profissionais de saúde em todo o Brasil”, enfatiza.

O principal foco da companhia segue sendo o setor público de saúde, no qual já tem forte presença, porém a plataforma também atende a área privada (hospitais, operadoras de saúde, organizações de saúde, empresas que prestam serviço de telemedicina).

A GetConnect atua hoje como empresa conceito One Stop Shop para Telemedicina, pois tem a solução completa, fornecendo tanto software como hardware/equipamentos (também certificados pela Anvisa e pelo Inmetro). “Costumo dizer que ao viabilizar um projeto conosco a instituição demanda apenas três requisitos: energia elétrica, internet e médicos para operarem o sistema”, complementa Fanganiello.

A plataforma de telemedicina MedKortex viabiliza tanto as consultas (médico- paciente) quanto as chamadas interconsultas, o que é crucial, por exemplo, para levar o atendimento especializado para regiões mais carentes ou até mesmo para a obtenção de uma segunda opinião em momentos crucias. 

Do ponto de vista técnico, trata-se de uma solução 100% web, mobile first, que preenche ainda a todos os requisitos de segurança, graças a sistema de autenticação, criptografia de ponta a ponta, SSD forçado (telemedicina.app), com login e senha.

Isso ocorre tanto do ponto de vista de precisão nos diagnósticos (câmeras são específicas para telemedicina e também com registro na Anvisa), como na proteção dos dados dos pacientes. A plataforma está em total conformidade com a LGPD e HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act) – lei de portabilidade e responsabilidade de seguro saúde. Além de ter integração com a plataforma de prescrição digital da Memed.

Sobre a GetConnect

A GetConnect é a divisão de Telemedicina, Integração e Conectividade da Oxy System, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de saúde brasileiro.

Há mais de 15 anos, desenvolve sistemas e projetos de telemedicina com foco total na inovação e gestão na área da saúde. Presente nos maiores projetos de telemedicina do Brasil, a GetConnect é a primeira e única plataforma desta categoria com registro na Anvisa.

Fonte: EPR Comunicação Corporativa

Compartilhe!