Saúde

Hospital São Vicente de Paulo inaugura núcleos de Psicologia e Nutrição para pacientes oncológicos

Por Redação GeHosp | 25.11.2021 | Sem comentários

A qualidade de vida de pessoas em tratamento de câncer é um grande desafio para as equipes de assistência.

Os acompanhamentos nutricional e psicológico são importantes aliados para o fortalecimento destes pacientes.

Pensando nisso, a equipe do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ) acaba de inaugurar dois novos Ambulatórios exclusivamente dedicados a pacientes oncológicos: o de Psicologia e o de Nutrição.

“Ter um serviço integrado possibilita que os médicos possam discutir o caso de cada paciente de forma multidisciplinar, resultando em uma maior objetividade e ganho de tempo, fatores fundamentais para muitos casos de câncer. Para o paciente, o grande benefício é não precisar se deslocar para outros centros de saúde para realizar cada etapa do tratamento.

Tivemos aumento na demanda por atendimento psicológico e, também, de orientação nutricional para pacientes não internados e isso motivou a criação dos novos ambulatórios”, ressalta o coordenador do Centro Avançado de Oncologia do HSVP, Décio Lerner.

Insegurança e questionamentos são comuns em pacientes que recebem um diagnóstico de câncer. Como será o tratamento? Vou precisar de quimioterapia ou radioterapia? E quais serão os efeitos colaterais? Será que o meu cabelo vai cair? Vou conseguir me curar? Muitas são as perguntas que rondam a cabeça de quem acaba de descobrir que tem a doença.

O Ambulatório de Psicologia, coordenado pela psicóloga Franciely Bottaro, tem por objetivo aumentar a confiança no tratamento e fortalecer os pacientes neste momento. “Os impactos emocionais decorrentes do adoecimento podem causar tanto ou mais sofrimento quanto os aspectos físicos relacionados à doença.

Com este atendimento psicológico, abrimos espaço para que o paciente e sua família possam falar sobre esses impactos e, juntos, construirmos um plano de cuidados alinhado às necessidades físicas, espirituais, sociais e emocionais de cada pessoa”, explica Franciely.

Alimentação que faz a diferença

Durante o tratamento, o paciente oncológico pode apresentar efeitos colaterais decorrentes das medicações, como náuseas e vômitos, diarreia ou constipação intestinal, entre outros. A orientação nutricional é capaz de promover uma melhora do estado geral do paciente, com a elevação de seu status nutricional, como ressalta a nutricionista oncológica Cristiane Feldman.

“Os pacientes que recebem orientações nutricionais têm uma evolução melhor durante o tratamento em relação à imunidade e toxicidade, colaborando para redução de sintomas, menor risco de complicações e interrupção do tratamento proposto, ganhando em qualidade de vida e resposta terapêutica e ainda minimizando perdas, principalmente, da massa muscular”, esclarece ela.

“Por todas essas razões, é fundamental o acompanhamento com um nutricionista oncológico desde o início do tratamento”, explica a nutricionista Juliana Brascher, que chegou recentemente para integrar a equipe de especialistas em nutrição oncológica ao lado de Cristiane.

O trabalho desenvolvido no Ambulatório de Nutrição Oncológica é parte da atenção integral oferecida aos pacientes do Centro Avançado de Oncologia. “Trabalhamos em conjunto com a equipe multidisciplinar do serviço, que inclui médicos e enfermeiros. Trocamos muitas informações e assim podemos determinar o que é melhor para cada paciente. Isso é um grande diferencial deste serviço”, destaca Cristiane.]

Fonte: SB-Comunicação- 25.11.2021.

Compartilhe!