Educacional

Dia Mundial da Saúde: Lançamento da série documental “Questão de Saúde” sobre a história da vacinação

Por Roberta Massa | 07.04.2022 | Sem comentários

Em comemoração ao dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), por meio do Projeto ImunizaSUS, em parceria com o Ministério da Saúde, lança a série documental “Questão de Saúde” sobre a história da vacinação no Brasil.

A série possui 5 episódios com cerca de 10 minutos cada. De maneira dinâmica e acessível, os vídeos mesclam entrevistas com profissionais renomados, animações e imagens de acervo. 

A série aborda dois séculos de história, desde a descoberta da primeira vacina, em 1796, até 2021, com os desafios da vacinação contra a Covid-19. O objetivo da série é ser uma ferramenta de disseminação de informações para fortalecer a imagem do SUS e a importância da vacinação. 

 Para compor os vídeos, foram recuperados materiais históricos de campanhas de vacinação realizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), acervos em VHS inéditos dos primeiros desenhos do personagem Zé Gotinha, além das primeiras fotografias e registros dos laboratórios da Fiocruz. 

Confira cada um dos episódios: 

Episódio 1 – De onde vieram as vacinas?

O episódio piloto da série aborda como surgiram as primeiras vacinas do mundo e como elas funcionam. Nele são contextualizados períodos históricos importantes relacionados ao tema, como a Revolta da Vacina. Como começaram as primeiras campanhas de vacinação no mundo e como elas chegaram no Brasil? Quais eram os medos e dúvidas que as pessoas tinham sobre vacinas e como isso se reverteu (ou não) ao longo das últimas décadas?

Episódio 2  – Por que valorizar o SUS?

Nesse episódio será resgatado o surgimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Como o Brasil virou referência mundial em vacinação e no controle de doenças transmissíveis? Como foram as abordagens dos governos ao longo do tempo para incentivar a vacinação em massa? O episódio revisita propagandas históricas de vacinação e a criação de personagens como o Zé Gotinha.

Episódio 3 –  Doenças podem ser eliminadas?  

Dando continuidade à linha de raciocínio apresentada nos episódios anteriores, o terceiro episódio mostra quais foram as principais doenças eliminadas ou controladas pela vacinação, como a varíola, por exemplo. Além disso, são destaques do episódio o surto recente de sarampo no Brasil e a iminência de um surto de poliomielite, por conta das baixas taxas de cobertura vacinal ao redor do mundo.

Episódio 4 –  Vivemos uma pandemia de fake news?

O penúltimo episódio da série foca nas discussões sobre o movimento antivacina pelo mundo. Onde e como surgiu esse movimento? Quais são os principais argumentos dos negacionistas? Qual o impacto da internet e da disseminação de fakes news nesse movimento? Com dados e infográficos animados, a narrativa traz também entrevistas com especialistas no assunto.

Episódio 5 –  O que a Covid-19 revelou sobre a saúde pública?

A maior pandemia do século desafia governos, a ciência e as relações em um mundo altamente globalizado. Em tempo recorde, a vacinação teve início no mundo menos de um ano após o anúncio oficial de emergência em saúde feito pela OMS. Quais os desafios para controlar uma pandemia? Como imunizar o maior número de pessoas em tempo recorde? Como o SUS sendo determinante para que os imunobiológicos cheguem à população brasileira?

Fonte: CONASEMS – 07.04.2022.

Compartilhe!