Inovação

Microsoft Cloud for Healthcare: inovação e capacitação para a saúde

Por Redação GeHosp | 13.04.2023 | Sem comentários

As organizações de saúde continuam enfrentando desafios complexos que envolvem como lidar com as expectativas de evolução do quadro de pacientes, escassez de talentos, esgotamento da força de trabalho e insegurança financeira operacional.

Para ajudar a superar essas barreiras, inovadores de toda a indústria estão se unindo a parceiros e usando a tecnologia para colaborar em busca de soluções.

A tecnologia pode desempenhar um papel significativo para resolver esses desafios e ajudar as organizações de saúde a obter valor mais rapidamente, com mais confiança no futuro. 

As organizações podem oferecer experiências notáveis para pacientes e profissionais da área, acelerar a tomada de decisões orientadas por dados, apoiar a força de trabalho focada em saúde e aprimorar a colaboração em toda a continuidade do setor.  

Novas funcionalidades que aceleram a transformação  

O Microsoft Cloud está ampliando e expandindo seu investimento em uma nova vertical que complementará os recursos existentes:  

  • Visualização unificada do perfil do paciente: Ajuda as organizações a promover relacionamentos mais profundos com os clientes, fornecendo dados úteis para que os profissionais de atendimento tenham uma compreensão mais profunda dos objetivos de bem-estar de um perfil, eventos de saúde importantes da vida e outros atributos pessoais. O recurso reúne todas as informações do perfil de um paciente, além de insights em um só lugar, como histórico de solicitações, cobertura, perfil de risco, planos de cuidados e muito mais.
  • Modelos pré-definidos da jornada de saúde para aumentar a eficiência no gerenciamento de cuidados. Automatização de fluxos de trabalho com modelos de cenários comuns (por exemplo, alta de pacientes, plano de cuidados desviado, gerenciamento de diabetes e outros). Eles podem ser usados diretamente ou personalizados para cenários específicos, ajudando a melhorar a qualidade da jornada de cuidado de pacientes. 
  • Suporte para dados de outros dispositivos para habilitar o gerenciamento remoto de cuidados . O recurso permite que organizações de saúde ofereçam melhores serviços de cuidados a distância, resultando em menos visitas de pacientes às clínicas e insights mais frequentes sobre a sua saúde.
  • A ferramenta permite que as equipes monitorem remotamente os dados vitais de seus pacientes, identifiquem tendências com esses dados, além de oferecer a gestão do estoque hospitalar.
  • Suporte de operações aprimorado para Tabelas Virtuais de Dados de Saúde. Aprimoramento da funcionalidade das Tabelas Virtuais de Dados de Saúde para incluir suporte à criação, atualização e exclusão de dados de Fast Healthcare Interoperability Resources (FHIR). O recurso permite que usuários de aplicativos baseados no Microsoft Power Platform, construídos com base no Common Data Model da Microsoft Cloud for Healthcare e nas Tabelas Virtuais de Dados de Saúde, também possam acionar atualizações em tempo real de dados clínicos armazenados em servidores FHIR, sem a necessidade de duplicar os dados.  

Aproveitar o potencial da IA para proteger o negócio, seus dados e sua força de trabalho 

A integração continua de tecnologias poderosas e inovadoras de IA em produtos e serviços visando colaborar para os clientes evoluirem cada vez mais. Para obter desempenho máximo, são necessários dados limpos, integrados e acessíveis. Foram realizados grandes investimentos em pesquisa de dados e IA, além da busca de parceiros.

Nesse sentido, temos atualizações em nossos Azure AI Services for Health:  

  • A análise de texto para saúde  possui suporte a determinantes sociais de saúde (DSS) e etnia. A novidade permite identificar menções a fatores sociais, ambientais e demográficos de dados médicos não estruturados, incluindo um recurso de detecção de assertividade, como em casos de negação de uso de substâncias. Além disso, a frequência e quantidade de menções aos DSS também serão contemplados na análise de texto, com uso de relações semânticas.
  • Project Health Insights. Novo serviço de IA aplicada ao Azure, que fornece modelos pré-definidos que, por sua vez, geram conclusões baseadas em dados de pacientes para dar suporte à decisão. Esse recurso pode ajudar as organizações de saúde a resolver desafios de produtividade de alto impacto. Os modelos do Project Health Insights permitirão que os provedores de serviços do setor identifiquem rapidamente atributos-chave de um câncer em toda sua carteira de pacientes, com base no local do tumor, histologia do tumor e fase do câncer. Os modelos também identificam os pacientes cujos atributos são potencialmente adequados para ensaios clínicos, de acordo com os critérios de elegibilidade e os dados. 
  • Integração do Azure Health Bot com o Azure OpenAI Service. Novo modelo do Azure Health Bot que permite que nossos clientes experimentem a integração do Azure OpenAI Service em suas instâncias do Health Bot para obter respostas alternativas. Esse recurso não visa permitir que o bot responda a buscas desconhecidas no contexto médico, mas permite que os clientes acessem a API do Azure OpenAI Service e decidam como usar o modelo para melhorar seu bot já existente. No momento, estamos oferecendo a visualização apenas para testes internos e fins de avaliação.    

Colaboração e capacitação da força de trabalho em saúde  

As instituições estão recorrendo a plataformas tecnológicas colaborativas destinadas a reduzir a carga administrativa e compartilhar proativamente dados para impulsionar uma mudança que é tão necessária.

A tecnologia deve oferecer melhores formas de trabalhar, evoluindo as partes do setor de cuidados de saúde que estão funcionando e eliminando as que não estão. 

O  Microsoft Teams para simplificar a coordenação do atendimento e, consequentemente, ajudar a reduzir o esgotamento dos médicos  e agilizar a comunicação e o compartilhamento de dados.

A plataforma também pode facilitar a colaboração multidisciplinar e o relacionamento entre a equipe de atendimento e o paciente, sem comprometer a segurança e conformidade dos dados ou adicionar fricção desnecessária. 

Ferramentas de cuidado virtual reduzem as restrições sobre o que as equipes de saúde podem realizar e possibilitam novas maneiras de trabalhar.

Autor: Tom McGuinness, VP Corporativo de Saúde Global da Microsoft  

Fonte: Assessoria de Comunicação Microsoft -13.04.2023

Compartilhe!