Hospital Sírio-Libanês otimiza gestão de jornada com digitalização do RH
Por Redação GeHosp | 24.09.2024 | Sem comentáriosCom mais de 10 mil colaboradores, hospital paulista adotou o sistema de ponto eletrônico, garantindo mais autonomia, confiança, produtividade e eficiência na gestão de tempo.
No setor hospitalar, conhecido por suas operações complexas e a necessidade contínua de eficiência, a gestão eficaz de recursos humanos é essencial para manter a excelência no atendimento ao paciente.
O Hospital Sírio-Libanês, uma das instituições mais renomadas do Brasil, identificou a necessidade de digitalizar e modernizar seu processo de gestão de jornada de trabalho, liberando os gestores para focar em atividades estratégicas e no desenvolvimento e bem-estar das equipes.
A sistema teve como objetivo aumentar a produtividade do RH e das lideranças, como também reduzir os custos com as horas extras indevidas além da mitigação dos riscos trabalhistas.
Desafios na gestão da jornada
Com mais de 10 mil colaboradores e cerca de 600 líderes, o Hospital Sírio-Libanês enfrentava desafios na gestão da jornada de trabalho.
A administração do ponto, feita sem automação e dependente de comunicações informais entre colaboradores e gestores, impactava a produtividade das lideranças e o relacionamento com os funcionários, explicam Fernando Monteiro, gerente de Sistemas de TI do Hospital Sírio-Libanês, e Fábio da Silva, gerente de CSC “Os processos eram manuais, e o relacionamento entre o ajuste de ponto do colaborador e seu líder era muito informal, feito por e-mail e em papel”, ressalta Fernando.
Fábio comenta também sobre o desafio que a empresa enfrentava para obter informações mais rápidas e indicadores precisos.
“Nosso indicador de absenteísmo era muito distorcido, pois, como os gestores deixavam para tratar essas questões apenas no final do mês, as faltas e os atrasos não eram gerenciados adequadamente, e não tínhamos informações diárias.
Ao fechar a folha, era necessário gerar novamente os relatórios para verificar o que foi falta, o que foi abonado e o que tinha atestado.”
Implementação do Sistema de Ponto Eletrônico | Sênior HCM
Buscando oferecer mais autonomia aos colaboradores, o Hospital Sírio-Libanês, decidiu contratar e implementar o Sistema de Ponto Eletrônico integrado.
A decisão foi baseada na necessidade de uma ferramenta robusta e confiável, capaz de se integrar facilmente às operações diárias e suportar a alta demanda do hospital.
“O sistema integrou a tecnologia de forma robusta e garantiu a estabilidade necessária para suportar o acesso simultâneo de milhares de colaboradores”, explica o especialista de negócios, Rafael Veloso.
“O Gestão do Ponto oferece uma robustez e uma velocidade de processamento superiores. As marcações aparecem rapidamente para o colaborador e, desde que implementamos a solução, não tivemos nenhum problema de performance. É um produto extremamente estável, maduro, seguro e confiável.”
Impacto da solução
Com a implantação do sistema de ponto eletrônico o Hospital Sírio-Libanês transformou a forma de gerenciar suas equipes. Os benefícios incluem:
- Aumento da autonomia: Os colaboradores agora podem ajustar seus pontos de forma digital, reduzindo a necessidade de intervenção direta dos gestores.
- Eficiência no uso do tempo: Gestores que antes dedicavam entre 20% e 30% do tempo mensal a atividades relacionadas ao ponto agora podem se concentrar em outras responsabilidades, como avaliações, treinamentos e administração em geral.
- Confiança e produtividade: A solução trouxe uma confiança renovada para colaboradores e gestores, com todos os processos devidamente registrados e acessíveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação Central Press – 24.09.2024