Gestão em Saúde ganha espaço no mercado e na educação
Por Roberta Massa | 17.02.2016 | 1 comentárioProfissionais buscam especialização que permita aliar o cuidado com o paciente aos princípios de administração
A importância da gestão nos hospitais vem ganhando espaço nos últimos anos. O crescimento e as transformações vividas na área da saúde apontam para a necessidade de profissionais capazes de relacionar o cuidar do paciente com princípios de administração, incorporação de tecnologia, inovação e comunicação, entre outros.
Diante dessa realidade, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) criou a especialização em Gestão da Atenção à Saúde, destinada aos profissionais com nível superior e atuação nas áreas pública e privada. O objetivo é oferecer uma capacitação voltada para uma gestão que seja compromissada e de alto desempenho à frente das organizações.
“As mudanças estão acontecendo a todo o momento. Precisamos ter profissionais cada vez mais preparados para atender todas as necessidades atuais e futuras da área da saúde. Por isso, o objetivo é que os alunos desenvolvam senso-crítico reflexivo e curiosidade para questionar realidades. Desta forma, tornam-se agentes transformadores no ambiente onde atuam”, afirma o Prof. Dr. Roberto de Queiroz Padilha, superintendente de Ensino do IEP/HSL e coordenador da especialização.
A pós-graduação conta com médicos e professores renomados, entre eles Antonio Carlos Onofre de Lira, Gonzalo Vecina Neto, Gilson Caleman e Álvaro Nagib Atallah.
O programa analisa a complexidade do sistema de saúde e coloca a necessidade das pessoas como centro do processo de trabalho. Também busca gerar um novo significado para as relações entre usuários e colaboradores, atenção primária e especializada, organizações públicas e privadas, além de discutir o papel do Estado na regulação do sistema, para a obtenção de melhores resultados.
A integração entre a teoria e a prática também é exercida no cenário da “POLIS”, uma cidade simulada, utilizada como referência para ampliação de conhecimentos, aprofundamento e compreensão de contextos e cenários da atenção à saúde do Brasil.
Ao todo, o curso possui 50 vagas e a seleção dos candidatos acontecerá por meio de análise de currículos, trajetória profissional e entrevistas.
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacao-em-gestao-da-atencao-a-saude
Fonte: Hospital Sírio-Libanês – 17.02.2016