Carreiras

Roche realiza evento pioneiro para residentes em oncologia e hematologia

Por Roberta Massa | 29.04.2016 | Sem comentários

Qual a realidade dos tratamentos que existem no sistema público de saúde? E as possibilidades de carreira além do hospital ou consultório? Como dar uma notícia ruim ao paciente? Esses desafios da vida real competem com tantas informações que precisam ser abordados neste período da residência para serem adequadamente endereçados.

Para contribuir com a formação de jovens médicos e ajudá-los nessas e outras questões do início da carreira, a Roche Farma Brasil promove a segunda edição do Getting Ready, encontro que reunirá 200 residentes do terceiro ano de oncologia e hematologia de 67 instituições de todo o Brasil para ouvir 40 palestrantes, de 29 de abril a 1º de maio, em São Paulo.

O evento, que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), inclui orientação profissional e atualizações científicas. “Os residentes terão oportunidade de trocar experiências com alguns dos especialistas mais admirados na oncologia e na hematologia.

A iniciativa é pioneira da indústria e foi muito bem recebida por toda a comunidade médica ano passado, pois as dificuldades no início da carreira são reais e pouco se fala sobre elas com os estudantes,” afirma Gustavo Fernandes, presidente da SBOC.

Fernandes reforçou ainda a abordagem sobre pesquisa clínica no País para levar uma visão mais crítica sobre o tópico. “A Oncologia Clínica é uma das especialidades médicas mais dinâmicas, experimentando avanços frequentes com novas descobertas a cada dia. Por estar sempre na fronteira do conhecimento, o oncologista deve estar pronto para contribuir com esse desenvolvimento.”

Para Antônio Buzaid, Diretor Geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes e membro do comitê gestor do Centro de Oncologia Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein, o evento ajuda “a nortear a carreira do residente de oncologia em todas as suas facetas”. Segundo ele, uma delas, e provavelmente a mais dura, é lidar com o lado emocional da especialidade.

“Dividir com os jovens que todos sentimos frustração ao perder um paciente ou quando não conseguimos ajudá-lo é importante para que eles saibam que não estão sozinhos”. Buzaid palestrará sobre como vencer na carreira médica. “O sucesso da profissão é impulsionado por muito estudo, compromisso com o paciente e ética.

Acredito que o grande segredo do sucesso na carreira se baseia em grande parte no ditado árabe que diz: primeiro escolha as pessoas e depois o caminho. É isso que sempre tento passar aos estudantes,” reforça.

A programação do primeiro dia será toda voltada para a carreira. “Proporcionar uma visão mais ampla da profissão, as responsabilidades com a sociedade e a necessidade de expandir a atuação de médicos especializados pelo Brasil são temas que precisam ser discutidos com os jovens profissionais e antes do Getting Ready não existia nada parecido voltado para esse público.” comenta o oncologista Fábio Franke, do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).

O Getting Ready trará também Dráuzio Varella para falar aos residentes sobre o desafio do paciente conectado, um tema cada vez mais presente no dia a dia da profissão. “Entendemos que é parte do papel da Roche contribuir para a formação e atualização destes jovens profissionais.

Além de troca de experiências e contatos com os principais especialistas do País, compartilhamos nossa expertise e atuação do setor farmacêutico.

No fim do dia, o objetivo comum de todos nós é levar inovação e a melhor solução para as necessidades médicas dos pacientes,” comenta Lênio Alvarenga, diretor médico da Roche Farma Brasil.

Fonte:LabNetWork-29.04.2016

 

Compartilhe!